Saúde e Beleza
Cirurgia Estética Ginecológica

Labioplastia, vaginoplastia e perineoplastia – A cirurgia estética ginecológica

Sex, 10/01/2020 - 08:00

Uma preocupação crescente das mulheres em todo o mundo tem sido a estética da região ginecológica. A cirurgia plástica tem evoluído e tem acompanhado esta preocupação. Termos como labioplastia ou vaginoplastia tornaram-se mais comuns entre as mulheres.

Artigo de opinião

Por Dr. David Rasteiro - Cirurgião Plástico

O problema mais comum entre as mulheres portuguesas e que mais motiva uma consulta de cirurgia plástica de cirurgia íntima são os pequenos lábios vaginais hipertrofiados, ou seja, quando os pequenos lábios apresentam excesso de tecido e não ficam cobertos pelos grandes lábios.

A hipertrofia dos pequenos lábios pode ser congénita ou adquirida – devido ao envelhecimento ou à gravidez – e faz-se acompanhar de desconforto nas várias atividades do dia-a-dia da mulher, como a prática de desporto, vestir roupa justa ou de banho, e nomeadamente na sua vida sexual.

A solução é cirúrgica e chama-se labioplastia. Esta cirurgia é uma pequena cirurgia. Com todo o conforto, é possível realizá-la sob anestesia local e em regime de ambulatório.

A recuperação é simples, sem grandes dores e não impede qualquer atividade profissional. A única restrição é a abstinência sexual durante 6 semanas.

Os pontos de sutura são absorvíveis e habitualmente caem naturalmente.

Outra cirurgia dentro desta área muito comum é a vaginoplastia, que consiste na redução da entrada do canal vaginal que pode inclusivamente ser associado a redução do perímetro do próprio canal vaginal (perineoplastia).

Muitas vezes em mulheres com um ou mais filhos, os tecidos vaginais tornaram-se flácidos e o canal vaginal demasiado largo. Esta situação pode ser resolvida igualmente através de uma cirurgia. Neste caso, é uma cirurgia que deve ser realizada sob anestesia geral, mas à mesma em regime de ambulatório. Os cuidados de pós-operatório são semelhantes à labioplastia.

Não devemos esquecer as recentes evoluções na área da reabilitação e ginástica perineal com ajuda da fisioterapia especializada e o papel imprescindível da tecnologia nomeadamente da radiofrequência.  
Caso tenha dúvidas acerca da cirurgia estética ginecológica, convido-a a visitar-me na Up Clinic.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depende do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Dr. David Rasteiro - Cirurgião Plástico - Up Clinic

Siga a Nova Gente no Instagram