Saúde e Beleza
Cirurgia Estética

Fenda lábio-palatina, e agora?

Sex, 12/07/2019 - 08:00

O lábio leporino, ou a fenda lábio-palatina, é uma deformação congénita que consiste numa abertura ou fenda anormal do lábio e/ou do céu da boca (palato).

Artigo de opinião

Por Eduardo Matos - Cirurgião Plástico

O lábio leporino, ou a fenda lábio-palatina, é uma deformação congénita que consiste numa abertura ou fenda anormal do lábio e/ou do céu da boca (palato). É a deformação congénita (ou seja, que está presente ao nascimento) mais frequente, uma vez que acontece de 1 a cada 700 nascimentos em Portugal e no mundo (aproximadamente).

É um problema genético?
Embora as causas possam estar associadas a alterações genéticas, costumam ser esporádicas. Hoje sabe-se que o problema subjacente acontece durante o desenvolvimento intrauterino no 2º e 3º meses de gravidez. Durante este período de desenvolvimento, existe uma fusão dos tecidos que formarão o lábio e o palato do futuro bebé. Se, por predisposição genética ou causa ambiental, houver algum processo que impeça a fusão dos tecidos nessa altura do desenvolvimento, o bebé irá nascer com uma fenda do lábio e/ou do palato. Em muitos casos o defeito fica apenas limitado ao palato. 

Como é detetado?
A maioria dos casos são detetados durante as ecografias realizadas na gravidez. No passado, cerca de 30% das mães consideravam a hipótese de suicídio e não eram raros os casos de interrupção voluntária da gravidez. Estes motivos geraram indignação da sociedade científica, o que motivou a célebre Declração de Hanoi em 2013, pedindo o fim do aborto em casos de lábio leporino – dado que é uma condição tratável e não passível de aborto.

Como e quando é realizado o tratamento cirúrgico?
A cirurgia plástica intervém logo desde o nascimento. O tratamento cirúrgico é habitualmente efetuado em duas oportunidades: num primeiro momento, por volta dos 2 meses, é corrigida a deformidade do lábio e do nariz (a chamada queiloplastia e rinoplastia) e mais tarde por volta dos 9-12 meses é feita a correção da deformidade do céu da boca (palato).

Após serem tratadas, as crianças poderão ter uma vida normal?
Juntamente com o desenvolvimento da cirurgia plástica, houve uma melhoria dos resultados oferecidos a estas crianças. Hoje em dia é possível corrigir os defeitos estéticos e funcionais destas crianças sem qualquer tipo de limitação no desenvolvimento. Mas não é um trabalho que começa e acaba na cirurgia plástica. Para uma otimização dos resultados, é importante a participação de diversos especialistas como estomatologistas, pediatras, otorrinolaringologistas, terapeutas da fala, psicológicos, entre outros.

Quais são os problemas mais frequentes que os bebés e as crianças enfrentam após o nascimento?
Existem alguns desafios inerentes ao nascimento de um bebé. No caso de crianças com fenda lábio palatina é semelhante. Assim numa fase inicial, podem existir dificuldades acrescidas, especialmente com a alimentação. Mais tarde as crianças poderão ter algumas dificuldades na fala, otites e problemas dentários. 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depende do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Eduardo Matos - Cirurgião Plástico na Up Clinic

Siga a Nova Gente no Instagram