Saúde e Beleza
Cirurgia Estética

Blefaroplastia: cirurgia das pálpebras para um olhar rejuvenescido

Sex, 13/09/2019 - 08:00

A blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, configura atualmente no TOP 5 das cirurgias mais realizadas nos Estados Unidos da América.

Artigo de opinião

Por Tiago Baptista Fernandes - Cirurgião Plástico

Espero que as férias tenham sido boas. Setembro é uma das minhas alturas favoritas do ano, pois vimos revigorados das férias e desejosos de começar a trabalhar no que mais gostamos de fazer. No meu caso, ajudar os meus pacientes a transformar os seus sonhos em realidade através da cirurgia plástica. Hoje, venho falar-vos da região peri-ocular e do seu rejuvenescimento.

É certo que o olhar desempenha uma tremenda importância não só na harmonização facial, como no rejuvenescimento da própria face. É por este motivo que a blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, configura atualmente no TOP 5 das cirurgias mais realizadas nos Estados Unidos da América.

O que é a blefaroplastia?
A blefaroplastia é um procedimento de cirurgia plástica que consiste na remoção de pele das pálpebras, podendo ser realizado na pálpebra superior, inferior ou em ambas. 

Os sinais de envelhecimento da pálpebra superior são os seguintes: 
- Excesso de pele – muitas vezes acompanhado por uma pequena quantidade de gordura no canto interno;
- Escavamento – falta de volume ao nível da pálpebra;
- Ptose palpebral – significa que a pele da pálpebra está descaída para cima do olho. 

Portanto, a remoção de pele, a colocação de gordura para dar volume (um rosto rejuvenescido é um rosto com volume) e a correção da ptose conjugam a cirurgia típica da pálpebra superior. 

No que concerne à pálpebra inferior, a característica mais típica que motiva as pessoas a realizarem uma blefaroplastia, são os papos dos olhos. Transversal a homens e mulheres, os papos não são mais do que hérnias e com esta cirurgia ficam rapidamente resolvidos. 

As questões funcionais podem também ser resolvidas através desta cirurgia. Com o decorrer dos anos e com o avançar da idade, os tecidos vão descaindo e, por sua vez, o excesso de pele pode começar a interferir com a visão (pálpebra superior) ou expõem em demasia o olho junto à pálpebra inferior. 

Qual a duração da cirurgia?
A blefaroplastia é uma cirurgia que é realizada em regime de ambulatório e tem uma duração entre uma hora e meia a duas horas e meia. As anestesias mais frequentemente utilizadas nesta cirurgia são a local e a local com sedação. 

Como é o pós-operatório?
Após a cirurgia, é normal o surgimento de algumas nódoas negras, o que faz com que o período de recuperação seja entre três dias a duas semanas, consoante os casos. 

Consulte um cirurgião plástico inscrito na Ordem dos médicos no caso de querer rejuvenescer o seu olhar.

Bom regresso ao trabalho

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depende do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Tiago Baptista Fernandes - Cirurgião Plástico - Fundador da Up Clinic

Siga a Nova Gente no Instagram