Nacional
Catarina Manique

Dívidas acabam com casamento dos pais da agricultora. Mãe e filha atoladas

Dom, 24/05/2020 - 13:08

O sorriso rasgado de Catarina Manique esconde uma vida marcada pela dor e pela tragédia. A doença mudou a sua vida para sempre e teve consequências na família

Catarina Manique nem sempre viveu tempos alegres. A agricultra uma das protagonistas da terceira temporada de Quem Quer Namorar com o Agricultor? da SIC, no entanto, o sorriso rasgado da jovem, de 30 anos, esconde uma vida marcada pela dor e pela tragédia. Natural de uma aldeia no Fundão, viu a vida provocar-lhe um grande susto ainda na adolescência. Desde cedo, aos 12 anos, lutou contra uma leucemia que a pôs entre a vida e a morte.

A doença mudou a sua vida para sempre e teve consequências na família. Terá sido em 2001, quando a mãe – Teresa Manique – estava em Lisboa a acompanhá-la no pós-transplante que o progenitor gastou todo o dinheiro, deixado-as atoladas de dívidas.

«Em vez dos cinco mil euros, a conta estava a descoberto a vinte euros»

«Quando foi ver o dinheiro no banco reparou que em vez dos cinco mil euros, a conta estava a descoberto a vinte euros. Ele tinha gastado o dinheiro todo e ela não sabia de nada», referiu uma fonte próxima da família à TV Mais. Uma situação que, por pouco, fez com que Catarina Manique ficasse aos cuidados de uma assistente social.

De acordo com a mesma publicação o dinheiro seria para arranjar o quarto de Catarina. O espaço teria de ter uma mobília específica por causa dos ácaros tendo em conta que a menina tinha as defesas em baixo. «O dinheiro tinha esse fim mas quando a Teresa percebeu que ele não existia ficou em pânico porque a Segurança Social queria ir lá ver se ela tinha condições para a ter em casa», revelou a mesma fonte, acrescentando que Teresa acabou por pedir um empréstimo ao banco.

A mãe de Catarina Manique chegou ao limite e, mais tarde, pôs fim a 22 anos de vida em comum. O divórcio só saiu no fim de maio de 2002 e terá sido Teresa «quem pagou tudo, a prestações». Outra fonte refere ainda que o homem deixou «mais de 300 mil euros de dívidas a Teresa e nunca pagou nada dos 200 euros mensais de pensão de alimentos que tinha ficado estipulado».

Texto: Márcia Alves; Fotos: Divulgação SIC

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Nova Gente no Instagram