Nacional
Catarina Furtado

O discurso da apresentadora que deixou todos a chorar

Qui, 26/12/2019 - 20:40

Catarina Furtado foi surpreendida no último programa do The Voice Portugal e deixou todos de lágrimas nos olhos

Catarina Furtado foi surpreendida com um vídeo especial preparado pela equipa do The Voice, da RTP, durante a emissão especial de Natal do programa, esta quarta-feira, dia 25 de Dezembro.

A apresentadora da RTP que também é Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e autora do projeto televisivo «Príncipes do Nada» recebeu várias mensagens das equipas de trabalho e das crianças que conheceu durante a produção dos episódios do programa que tem como missão a promoção da cidadania e dos Direitos Humanos.

As mensagens chegaram de países como Moçambique, Guiné-Bissau, Colômbia e Uganda, em forma de agradecimento ao papel marcante que Catarina Furtado teve junto das populações locais, com o programa «Príncipes do Nada». A apresentadora recebeu elogios à sua solidariedade, humildade, empatia mas também ao seu sentido de compromisso e espírito de humanidade.

Catarina Furtado agradeceu, emocionada, a surpresa realizada pela equipa do programa e aproveitou o momento para deixar uma mensagem especial aos portugueses.

A mensagem de Catarina Furtado que deixou o público em lágrimas

«Obrigada a toda esta equipa. Eu tenho uma missão na vida. Eu sou comunicadora, por acaso, porque é aquilo que me faz feliz mas sobretudo porque é o veículo que me faz chegar às pessoas que não têm voz, que não têm as mesmas oportunidades que nós, que não têm as mesmas possibilidades de escolha e que são permanentemente violadas nos seus direitos. Esta é a minha missão desde que me conheço e tenho a sorte de poder fazer isto em televisão», começou por dizer a comunicadora. «Para além do trabalho voluntário que faço com as Nações Unidas, tenho um projeto na RTP, «Os Príncipes do Nada». Tenho viajado e encontro estas pessoas que são extraordinárias e sobretudo muitas meninas, muitas raparigas e muitas mulheres que não podem ir à escola e mulheres que são violadas permanentemente», explicou a apresentadora.

«As pessoas que são refugiadas são iguais a todos nós»

O novo episódio do programa «Príncipes do Nada» vai para o ar, em 2020, e tem como tema a história dos refugiados. «Este novo episódio dos Príncipes do Nada tem a ver com os refugiados e eu só queria deixar aqui uma mensagem: «As pessoas que são refugiadas são iguais a todos nós e que tiveram de sair – sem nada – dos seus países. Só peço que façamos todos um exercício todos os dias, de manhã, ao acordar: «E se fosse connosco? Nós teríamos um bocadinho mais de empatia uns com os outros? E faríamos todos muito mais uns pelos outros? É muito mais fácil gostar do que não querer cuidar. Obrigada equipa!»

 

A mensagem de Catarina Furtado deixou a plateia e o júri do programa em lágrimas.

O projeto «Príncipes do Nada» reporta as histórias e as experiências daqueles que lutam pela melhoria das condições de vida das populações mais desfavorecidas, em contextos adversos, e tem como missão promover a cidadania e os Direitos Humanos.

Texto: Sofia Santos Cardoso; Fotos: Reprodução Instagram

 

Siga a Nova Gente no Instagram