Nacional
Catarina Furtado na adolescência

Mãe da apresentadora afirma que ela era «irrequieta e um bocadinho malandra»

Sex, 17/05/2019 - 10:20

Catarina Furtado apresentou o novo livro Adolescer é Fácil #só que não e os pais não podiam estar mais orgulhosos dela. Além disso, Helena e Joaquim revelam como era a apresentadora na fase da adolescência

Catarina Furtado apresentou o seu mais recente livro Adolescer é Fácil #só que não esta quinta-feira, dia 16 de maio, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa. A apresentadora contou com a presença de vários familiares, nomeadamente os progenitores, que não podiam estar mais orgulhosos dela.

Helena Furtado, mãe da cara da RTP1, recebeu o livro no Dia da Mãe e confessa ter «gostado muito», principalmente por estar escrito de forma a poder ser lido por todos. A matriarcar da família diz que este é um livro que «pode ajudar muita gente» e que as vivências da filha acabam por ser um exemplo. Helena recorda os tempos em que Catarina era adolescente e admite que a filha era bastante irrequieta e um bocadinho «malandra». «Acho que ela era como todos os adolescentes. Não me deu problemas e as coisas que fazia era com o meu conhecimento», afirma. 

A mãe da apresentadora confessa ainda que o neto, João Maria, de 11 anos, saíu a Catarina. «O meu neto saíu a ela, sempre a pregar grandes sustos. E ela [Catarina Furtado] diz 'Oh mãe deixe lá, deixe lá.»

O maior desgosto

A mulher de Joaquim Furtado revela que o maior desgosto que a filha lhe deu foi ter ido viver para Londres. Apesar de, na altura, Catarina já ter passado pela adolescência, Helena afirma que esta foi a fase mais difícil. «Nós temos uma relação muito muito ligada. Não há um dia que não fale com ela, nunca. Senti muito a falta dela, foram quanse três anos longe».

Recorde-se que foi em 1995 que Catarina Furtado decidiu ir viver para Londres para estudar na London International School of Acting. Na altura, a agora apresentadora sonhava com uma carreira no mundo da representação.

A luta contra a fibromialgia 

Catarina Furtado confessou n'O Programa da Cristina que Helena Furtado sofre de uma doença que afeta cerca de 300 mil portugueses. «A minha mãe não está muito bem. Tem uma terrível doença que se chama fibromialgia», afirmou.

Entretanto, a progenitora da apresentadora falou-nos sobre a luta diária contra esta doença e revelou que já há vários anos que procura soluções no estrangeiro. «Esta é uma doença que já tenho há vários anos e que não tem cura. Tentamos arranjar as melhores soluções para eu tentar fazer a melhor vida possível...temos procurado outras opiniões no estrangeiro», afirma. 

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: Impala

Siga a Nova Gente no Instagram