Sabores
Castas E Pratos

Cozinha com alma

Qua, 24/03/2010 - 12:03

Um antigo armazém da CP deu lugar a um espaço com conforto e o melhor da gastronomia portuguesa.

Os primos Manuel Osório e Edgar Gouveia recuperaram um armazém centenário da CP e transformaram-no no restaurante Castas e Pratos. O enquadramento é perfeito: de um lado o rio Douro, do outro a velha estação do Peso da Régua e a linha do caminho-de-ferro que liga o Port­o ao Pocinho, bem no seio da mais antiga região demarcada do Mundo, onde se produz o internacionalmente famoso vinho do Porto e os incomparáveis vinhos do Dour­o.

Os trabalhos de recuperação e decoração foram conduzidos pelos dois sócios, de maneira a transformar o velho barracão numa réplica estilizada de uma carruagem de comboio. No piso térreo fica a garrafeira, no superior o restaurante, onde podemos experimentar vários sabores da gastronomia portuguesa, a que são dados contornos de autor pelos chefes Jorge Coimbra, Tiago Moutinho e Ivan Leal. E se quer um conselho, deixe o carro na garagem e vá de comboio: são 90 minutos de êxtase, envolto numa paisagem que nos esmaga pela sua beleza e grandiosidade.

Restaurante Castas e Pratos
Morada: Rua José Vasques Osório, 5050-280 Peso da Régua
Tel.: 254 323 290;
Tm.: 963 928 050 e 962 673 327
E-mail: info@castasepratos.com
Web: www.castasepratos.com
Horário: Wine bar e garrafeira, das 10h00 às 24h00
Restaurante, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30
Preço médio por pessoa: 35 euros, incluindo vinho

Mil-folhas de queijo chèvre com massa brie de figos e amêndoa

Ingredientes (2 pessoas): 180 g de queijo chèvre, 16 g de massa brie; compota de figo, amêndoa e vinho do Porto q.b.

Preparação: Corte a folha brie em duas partes iguais e o queijo às rodelas. Recheie a massa brie com compota de figo e dobre em duas partes iguais. Disponha em camadas alternadas as rodelas de queijo e a massa brie recheada. Seguidamente ponha a gratinar na salamandra e no fim disponha num prato. Polvilhe com a amêndoa picada e regue com redução de vinho do Porto.

Siga a Nova Gente no Instagram