Nacional
Caso Maddie

Suspeito do desaparecimento terá tentado raptar outra criança em Abrantes

Dom, 29/04/2018 - 10:44

Passados 11 anos do desaparecimento de Maddie McCann, autoridades continuam a encontrar novas pistas.

Um homem de nacionalidade espanhola reconheceu o principal suspeito responsável pelo desaparecimento de Madeleine McCann. De acordo com o espanhol, o alegado raptor da menina inglesa representado num retrato robot é o mesmo homem que terá tentado raptar uma das suas filhas, num hotel em Abrantes, em 2001.

Andrés revelou ao La Voz de Galicia que esteve em Portugal de férias numa viagem de família, com as duas filhas e a mulher, quando se deparou com o referido suspeito. Segundo o homem, tudo começou quando durante essas férias, quando uma das filhas, com 13 anos, ligou para o quarto dos pais a perguntar se o progenitor tinha ido ao seu quarto.

LEIA MAIS: Caso Maddie McCann: Madeleine pode ter morrido antes do dia 3 de maio de 2007

O turista de 45 anos ficou alarmado com a pergunta da menor e decidiu ir dormir para o quarto onde estavam as filhas, por precaução. Quando Andrés estava a dormir com as meninas, um homem entrou no quarto e ao ver que as crianças estavam acompanhadas fugiu e apenas se limitou a dizer: «Só ia ver das meninas».

Ao ver o retrato robot realizado pelas autoridades do possível raptor de Maddie, o homem espanhol reagiu de imediato e garantiu que o suspeito representado tinha sido o homem que tinha tentado levar as suas filhas.

«Não sei se o homem raptou ou não a Madeleine, mas para mim este é o homem que tentou levar a minha filha», explicou o pai.

O hotel em Abrantes confirmou que o homem que terá entrado no quarto das meninas era um hóspede regular que gostava muito de crianças.

Investigação recebe mais de 12 milhões de euros em 11 anos

Um porta-voz do governo britânico assegurou que o governo continua a ter interesse nesta investigação: «o governo continua empenhado na investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann». O pedido de mais verbas foi feito em fevereiro e ao longo da última década foram feitos vários «reforços» a nível financeiro para que a Operação Grange, como é denominada, continuasse. 

De acordo com o jornal britânico Telegraph, desde 2011 foram investidos cerca de  11 milhões de libras (12,6 milhões de euros ao câmbio atual). Para esta investigação, foi acordado que o governo garantiria cerca de £ 154.000, ou seja, cerca de 176.196 mil euros, a cada seis meses. Os pais de Madeleine, Kate e Gerry McCann, de Rothley, Leicestershire, prometeram nunca desistir de encontrar a filha.

ESPREITE AINDA: Hernâni Carvalho: «O país gastou muito mais dinheiro à procura da Maddie do que do Rui Pedro»

Siga a Nova Gente no Instagram