Nacional
Carolina Patrocínio

Sobrinho da apresentadora sofre de doença autoimune

Sex, 24/01/2020 - 08:56

Mateus, o sobrinho mais velho de Carolina Patrocínio, foi diagnosticado com Artrite Idiopática Juvenil. Esta é uma doença autoimune que lhe está a afetar o joelho

Mariana Patrocínio, irmã mais velha de Carolina Patrocínio, abriu o coração aos seguidores para revelar que o filho mais velho, Mateus, sofre de uma doença autoimune. No Instagram, a mãe preocupada explicou que o menino, de sete anos, foi diagnosticado com Artrite Idiopática Juvenil.

Ao publicar uma fotografia no hospital, Mariana explicou: «O meu filho Mateus foi diagnosticado com Artrite Idiopática Juvenil. A AIJ é uma doença autoimune, crónica, que ataca as articulações, o joelho no caso dele».

Devido à doença, Mateus já teve de ser submetido a três cirurgias ao joelho e tem sido acompanhado com injeções e análises. A mãe orgulhosa exaltou a coragem do irmão de Pureza e de Mariana nestes procedimentos complicados. 

«Uma equipa de reumatologistas, pediatras, fisiatras e ortopedistas, têm feito tudo para controlar o problema. Ele faz vida normal, mas tem algumas limitações no exercício físico. Semanalmente faz uma injeção de Metotrexato e análises ao sangue bimensais. Os últimos meses não têm sido fáceis para nós, mas o Mateus é muito forte, otimista e nunca se queixou. Esta foi a terceira cirurgia ao joelho, esteve sempre bem disposto: fala e cativa com toda a gente com quem se cruza», findou. 

O que é a Artrite Idiopática Juvenil?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, «a Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) é uma designação que engloba um grupo de doenças que têm em comum o facto de se acompanharam de inflamação/ inchaço das articulações (artrite), de terem causa desconhecida (idiopática) e de surgirem na infância ou adolescência (juvenil)».

Esta doença, no caso de Mateus, afeta o joelho, mas pode afetar outras zonas do corpo. «As AIJs não são uma doença, mas sim várias doenças, com sintomas, necessidades de acompanhamento, tratamento e prognósticos distintos», explica o site oficial.

«As doenças reumáticas não são 'coisas' de idosos»

Conheça Joana, uma menina com Artrite Idiopática Juvenil cuja vida dos pais mudou, literalmente, da noite para o dia. Uma história inspiradora contada ao site Crescer.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram