Nacional
Carmen Dolores

De Ruy de Carvalho a Eunice Muñoz. Famosos reagem à morte da atriz

Ter, 16/02/2021 - 15:40

A morte de Carmen Dolores provocou várias homenagens nas redes sociais. Ruy de Carvalho, Eunice Muñoz e Daniel Oliveira foram apenas algumas das figuras públicas a despedirem-se publicamente da atriz.

A morte de Carmen Dolores foi anunciada ao final da manhã desta terça-feira, 16 de fevereiro, e vários famosos já reagiram à partida da atriz, aos 96 anos. 

Ruy de Carvalho foi um dos primeiros. "É com uma enorme dor que me despeço de ti, minha grande amiga. Foram muitos os sonhos, muitos projetos. Muitas décadas de amizade e amor ao Teatro. Até um dia, minha querida Carmen Dolores", escreveu o decano ator, como legenda de uma fotografia antiga em que surge em cena com a amiga.

"Recordarei sempre com saudade a velha amiga Carmen dos filmes, do teatro nacional, a Carmen de voz serena e presença luminosa. Até sempre, querida Carmen", escreveu Eunice Muñoz 

"A grande Carmen Dolores faleceu! Tristeza profunda! Queridíssima senhora!", lamentou, por sua vez, Manuel Cavaco. Doutra geração, Miguel Costa homenageou a atriz com a partilha de uma fotografia desta a preto e branco: "Querida Carmen Dolores. Descanse em paz". "Obrigado, Carmen Dolores", disse Ricardo Castro.

A intérprete fica também na história como uma das fundadoras da Casa do Artista, ao lado de Raul Solnado, Armando Cortez e Manuela Maria. Luís Aleluia, há muito ligado a esta instituição, também já reagiu à morte da decana atriz: "Obrigado, Dona Carmen Dolores."

 

Carmen Dolores está "a iluminar o céu", diz Sofia Cerveira

Mas as mensagens sobre o desaparecimento da artista não se cingem a figuras ligadas à representação. Sofia Cerveira, por exemplo, agradeceu-lhe "por tanto que deu" aos portugueses. "Jamais a esqueceremos. Mais uma estrela (das maiores) a iluminar-nos do céus. A iluminar o céu. Um abraço fraterno a toda a família. Descanse em paz", escreveu a apresentadora da SIC.

Do lado da TVI, o Diretor-Geral, Nuno Santos, disse que "a notícia da partida de Carmen Dolores deixa, nos muitos que a apreciavam, no teatro, na cultura e em geral no país, um vazio difícil de preencher". "Carmen Dolores foi uma das grandes atrizes da sua geração. Também fez cinema e televisão, mas foi no teatro - arte maior - que deixou uma marca. Lembro-me sempre dela, suave, doce e eternamente bela, em conversas tarde fora nos meus dias da RTP. Paz à sua Alma de artista", homenageou o responsável.

Daniel Oliveira, diretor-geral de Entretenimento da Impresa (grupo que detém a SIC), também já reagiu: "Obrigada, querida Carmen". 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala

Siga a Nova Gente no Instagram