Saúde e Beleza
Cancro

Cinco perguntas

Sex, 04/06/2010 - 12:01

O que é o cancro? Como se forma? Saiba tudo sobre esta patologia, que mata 22 mil portugueses todos os anos.

A par com a SIDA, o cancro é a doença que mais mata no Mundo inteiro, sendo, no entanto, uma dor de cabeça para muitos e uma incógnita para outros tantos. Em Portugal, surgem 40 mil novos casos todos os anos e 22 mil deles acabam em morte. O tempo é a palavra chave desta doença. Ou seja, quanto mais cedo for detectada, maior é a probabilidade de cura. Mas, afinal, o que é o cancro e como se forma? Como se previne e como se trata? Com base no livro Compreender o Cancro, da Plátano Editora, a NOVA GENTE tira-lhe algumas dúvidas.

1. Como se forma?
O cancro surge quando as células normais se transformam em cancerosas, “dando início ao processo de carcinogénese, que se define como a capacidade que a célula adquire de se multiplicar e de invadir outros órgãos. O processo de transformação dura anos”.

2. O que é?
A palavra cancro é usada para identificar doenças que se traduzem em tumores malignos, com origem no desenvolvimento desregulado de células. “O corpo humano é formado por milhões de células que, quando crescem sem controlo, originam cancro. As células do corpo humano crescem, dividem-se e morrem de forma desordenada. A perda de um adequado funcionamento deste sistema pode desencadear o crescimento desordenado das células e conduzir ao desenvolvimento de um cancro.”

3. Formas de propagação?
As células são capazes de se propagar pelo nosso corpo de duas maneiras: “Por invasão ou por metástase. A primeira é a migração e penetração directa das células do cancro nos tecidos vizinhos. A segunda reflecte o crescimento de uma célula cancerígena num órgão diferente daquele em que se originou.”

4. Quais são os factores de risco?
Tabaco, factores profissionais, dieta alimentar, álcool, exposição solar e hereditariedade são os principais factores de risco que podem influenciar no que concerne ao desenvolvimento de um cancro. “No entanto, os mesmos nem sempre causam a doença, mas aumentam a probabilidade.”

5. Como se detecta?
Por norma, o cancro não está associado a um sintoma específico, “sendo antes uma probabilidade de descoberta no aparecimento de uma doença. O diagnóstico médico estabelece-se a partir de sintomas, sinais e descobertas complementares”, sendo fundamental que seja efectuado o quanto antes.

Formas de tratamento
Existem três formas de combater um cancro, que,
por sua vez, podem ter o intuito de acabar com
a doença ou uma intenção paliativa, quando o objectivo é garantir bem-estar ao doente, não havendo qualquer hipótese de cura.
Médico: Administração de fármacos, tratamento hormonal (altera ou impede a acção de estrogénios ou da testosterona sobre os órgãos-alvo), quimioterapia (fármacos que impedem a reprodução de células tumorais, interferindo com o ciclo celular);
Cirúrgico: Neste caso, há um procedimento cirúrgico para remover todo o tecido tumoral visível;
Radioterapia: Baseia-se em radiações ionizantes (raios X ou radioactividade) que eliminam as células tumorais no organismo.

Siga a Nova Gente no Instagram