Saúde e Beleza
Café

Pode ser um aliado

Ter, 12/04/2011 - 16:26

É a substância psicoactiva mais consumida do Mundo, tem direito a um dia mundial, a 14 de Abril, e são­-lhe conhecidos múltiplos benefícios ao nível de saúde. Saiba quais.

Actualmente, esta bebida está nos hábitos de consumo diário e tornou­-se até um pretexto social: quase todos os dias combinamos ou ouvimos alguém marcar um encontro para tomar um café. Com o passar do tempo, o café deixa de ser somente saboreado para passar a ser estudado pelos seus múltiplos efeitos. Recorde­-se que em tempos pensou­-se que beber café faria mal à saúde e na realidade são conhecidos alguns inconvenientes aquando de uma ingestão de doses acima do recomendado, mas ultimamente e após alguns estudos que lhe reconhecem benefícios é seguro falar de vantagens do café para a saúde, nomeadamente no combate ao aparecimento de uma série de patologias, aquando de um consumo moderado e regular.

Note­-se que além da cafeína, o café integra muitos outros componentes importantes para o organismo, tais como carboidratos, compostos nitrogenados, lípidos, minerais, vitaminas, alcalóides e compostos fenólicos. O seu consumo moderado, cerca de três a quatro chávenas por dia “demonstrou já diversos efeitos positivos, não só em algumas patologias específicas como também na sensação de bem­-estar generalizado, relaxamento, boa disposição, energia, aumento do estado de alerta e melhor concentração.

Nos diversos estudos publicados até ao momento, existe uma evidência consensual incontornável: "a ingestão moderada de café não representa quaisquer riscos para a saúde, apresentando mesmo alguns benefícios”, conta à NOVA GENTE José Ferreira Gomes, clínico­-geral do Hospital Particular de Lisboa. De acordo com alguns estudos científicos, validados pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, da Faculdade de Medicina de Lisboa (CEMBE), a cafeína parece ainda ter um efeito protector no desenvolvimento cognitivo. “Isto significa que pode existir uma relação entre o consumo de café e a prevenção de determinadas doenças, como a diabetes tipo 2, Alzheimer, Parkinson e certos tipos de cancro”, explica o especialista adiantando que as evidências mais recentes sugerem “haver uma ligação entre o seu consumo e a redução do risco de AVC, combate à obesidade e à dor muscular pós­-exercício”.

Sabia que...
80% dos portugueses bebe café diariamente
Os finlandeses são o povo europeu que mais consome

Efeitos protectores
Esfoliante:
Grãos de café moídos e os seus derivados naturais estimulam a circulação sanguínea e a renovação celular eliminando células mortas e toxinas.
Protector solar: O café contém flavonóides, compostos químicos que ajudam a impermeabilizar a membrana da pele contra os raios ultravioleta.
Redutor: Os benefícios advêm da alta concentração de cafeína, substância que aumenta a queima de gordura.

A cafeína não está só no café
Bebida energética tem cerca de 80 mg
Ice Tea conta com 13 mg
Chá preto tem aproximadamente 10 mg
Chocolate de leite tem entre 1 a 15 mg
Chocolate amargo tem cerca de 30 mg de cafeína

Tipos de café
Da coffea, planta do café originária da Etiópia, existem mais de 70 espécies sendo a arábica, de sabor intenso e profundo, a mais produzida mundialmente, seguida da canephora, ou robusta, de sabor forte, incorporado e com uma quantidade superior de cafeína. Quanto a tipologias, é possível beber café descafeinado, submetido a um processo de extracção de cafeína, solúvel em que os grãos moídos ou torrados são diluídos em água e café torrado.

Siga a Nova Gente no Instagram