Nacional
Bronca no Festival da Canção

Produção engana-se e apura canção errada

Seg, 19/02/2018 - 16:41

Erro na transcrição do televoto fez com que se apurasse canção errada. Assim, Mallu Magalhães e Beatriz Pessoa ficam excluída da final do Festival da Canção e Jorge Palma e Rui David passam à fase seguinte.

A RTP anunciou há minutos um erro na divulgação das votações. Este erro, que foi corrigido após comunicado, exclui a música «Eu te Amo», composta por Mallu Magalhães e cantada por Beatriz Pessoa, da final, ao contrário do que foi divulgado em direto este domingo à noite.

«No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta. Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos». pode ler-se em comunicado.

As músicas apuradas são:

SÓ POR ELA, de Diogo Clemente e Peu Madureira

(sem título), de Janeiro

PARA SORRIR EU NÃO PRECISO DE NADA, de Júlio Resende e Catarina Miranda

PRA TE DAR ABRIGO, de Fernando Tordo e Anabela

ANDA ESTRAGAR-ME OS PLANOS, de Francisca Cortesão e Joana Barra Vaz

ZERO A ZERO, de Benjamim e Joana Espadinha

SEM MEDO, de Jorge Palma Rui David

«Sendo este infeliz incidente da sua inteira responsabilidade, a RTP apresentou de imediato um pedido de desculpas aos compositores e intérpretes envolvidos. Este mesmo pedido de desculpas é igualmente dirigido aos telespectadores da RTP.», pode ainda ler-se no comunicado.

Assim, a música de Mallu Magalhães, «Eu te Amo», cantada por Beatriz Pessoa, fica assim excluída da final do Festival da Canção e Jorge Palma regressa a uma final do certame 43 anos depois de ter participado, em 1975.

Siga a Nova Gente no Instagram