Nacional
Big Brother

Ana Barbosa lavada em lágrimas ao recordar cancros, violência do pai e abandono da mãe

Seg, 11/10/2021 - 12:30

O "Big Brother" continua com galas verdadeiramente emocionantes. Desta vez foi Ana Barbosa a recordar o passado dramático na Curva da Vida. A concorrente não conteve as emoções.

A gala do "Big Brother" deste domingo, 10 de outubro, foi bastante emotiva e a protagonista foi Ana Barbosa, que recordou o seu passado dramático na Curva da Vida. Assim que começou a contar a sua história, a concorrente desfez-se em lágrimas. 

"Nasci em dezembro de 1978, o meu pai era alcoólico. A gente sempre viveu uma vida muito triste. Eu e a minha mãe tínhamos de fugir de casa, porque ele batia-nos. O meu pai chegou a apontar uma arma à minha mãe para a matar. E eu vi isso tudo", começa por descrever. 

Certo dia, a mãe de Ana Barbosa disse-lhe que não regressava a casa. Quando lá chegou, confirmou o que tinha ouvido mais cedo. "Entrei e ela não estava em casa. Entretanto, o meu pai chegou e eu estava sozinha com ele. Tinha muito medo e eu só lhe disse: 'Por favor, não me faças nada'", recorda. A progenitora tentou entrar em contacto com a filha mais tarde, mas sem sucesso. "Depois ela tentou entrar em contacto comigo mas eu fiquei cheia de raiva dela. Tenho medo de ficar no escuro, porque é o abandono", conta. 

A vida da jovem continuava difícil. "Ganhei a 'miss praia Vila Nova de Milfontes' na altura, ainda me lembro, foi por causa do meu pai, que tinha visto na revista. O meu pai continuava a bater-me às três e tal da manhã em casa. Ficava com o dinheiro todo", lamenta. 

"Quis matar-me nesse dia"

No amor, as coisas também não corriam como Ana Barbosa esperava. "O meu primeiro amor, eu tinha praí 15 ou 16 anos. Ele era muito, muito rebelde e era o mauzão da escola. Chegámos a namorar, ele depois traíu-me. Quis matar-me nesse dia", diz. 

Em 2006, a concorrente do reality show da TVI "rebentou" e mudou-se para a Suíça. "Fui limpar casas de banho, fui fazer tudo", frisa. "Em janeiro de 2009, soube que o meu pai estava muito mal e no dia 10 fui enterrar o meu pai. Nunca tinha visto tanta gente num enterro. Nunca, nunca, nunca. Houve um puto que veio ter comigo e disse-me isto: 'O teu pai foi espetacular para mim, ele é como se fosse um pai para mim' e eu: 'A sério? Olha que ele para mim não'", conta, lavada em lágrimas. 

Ana Barbosa teve um cancro no estômago e mais tarde no útero 

A empresária conheceu o marido, Ricardo, através de uma prima. "É o homem da minha vida. É o equilíbrio", elogia. 

Em 2018, depois de uma viagem à Polónia, Ana Barbosa descobriu que estava doente. "Eu e o Ricardo fazemos uma viagem e sinto-me muito mal na Polónia, muito mal mesmo. Quando cheguei ao médico ele disse: 'Você está com um cancro no estômago!' Passei-me completamente", conta. No entanto, a concorrente lutou e superou o problema oncológico. 

"A nossa ideia sempre foi não ter filhos. Fui a uma casa de banho, naquelas de centro comercial e fomos fazer um teste. [O marido] olhou para mim e disse-me: 'Então não é que estás mesmo grávida?' O ginecologista disse-me: 'Você tem aqui duas coisas. A primeira é que você tem um tumor e tem um cancro no útero'. Desabei outra vez. Até que depois descobri que era uma menina. A Pilar foi a minha salvação, porque eu nunca ia saber o que tinha no útero, se não estivesse grávida", finda. 

"A Ana é o retrato de milhares de mulheres em Portugal"

Depois de ouvir este testemunho emocionante, Manuel Luís Goucha revela que "Ana é o retrato de milhares de mulheres em Portugal que sofrem de violência doméstica". "Quando aquele jovem vai ter consigo no funeral e diz o que diz acerca do seu pai, estamos perante um homem que em casa era um e na rua era outro bem diferente?", pergunta o apresentador.

"O meu pai era o exemplo lá fora, no trabalho ele ganhava tudo [era militar]. Era exemplar. Só vim a saber depois que o meu pai sempre dizia bem de mim aos outros. Mas nunca dizia à minha frente, era incapaz. Só me disse quando estava a morrer, disse para uma médica: 'Esta rapariga que aqui está é a minha filha e ela é espetacular'", responde-lhe a participante do "jogo da vida real". 

Por sua vez, Cláudio Ramos quis saber se Ana Barbosa já desculpou a mãe. "Claro que sim! Temos uma relação muito próxima, mas é quando vou para a Suíça que mandamos mais mensagens uma à outra. Quando venho para Portugal, tento estar com ela, mas acabamos por nos chatear muito. Vou dizer uma coisa: também não sei se fui uma boa filha. Podia ter dado, sei lá, mais carinho, mais conforto, e se calhar não dei", finda.

 

Texto: Ivan Silva; fotos: divulgação TVI e redes sociais 

Siga a Nova Gente no Instagram