Nacional
Big Brother 2020

Os 5 momentos mais marcantes que ninguém vai esquecer

Seg, 03/08/2020 - 19:40

O Big Brother 2020 regressou à televisão portuguesa 20 anos depois cheio de emoções à flor da pele. Recorde alguns dos momentos mais marcantes do reality show.

Há quem diga que um reality show sem discussões nem tensão não é um reality show. E na última edição do Big Brother, que regressou à televisão portuguesa 20 anos depois de se estrear na TVI, não faltaram momentos fortes e tensos, que se tornaram marcantes e inesquecíveis.

Soraia foi a grande vencedora do programa, sendo a segunda mulher a vencer um BB. Ao longo de mais de três meses respirou-se muito amor, com a formação de quatro casais, muita diversão, graças a Sandrina, principalmente, mas foram as guerras e os confrontos entre os concorrentes que mais deram que falar.

A NOVA GENTE recorda-lhe agora os cinco momentos mais fortes vividos na casa mais famosa do País.

Expulsão de Pedro Soá

Pedro Soá protagonizou um dos momentos mais fortes do BB 2020. Foi o único concorrente expulso, o único que, segundo a produção, desrespeitou as regras do jogo, merecendo saída imediata.

Foi a 26 de maio que Soá se irritou e perdeu a cabeça. Nessa semana, o concorrente era o líder e assumiu-se cansado e farto de «não ser respeitado» pelos colegas, o que o levou a exaltar-se. Nessa manhã, não faltaram gritos e palavrões. Teresa não ficou calada e foi o alvo principal do concorrente. E tudo por causa das lides domésticas, da desarrumação dentro da casa e de... um iogurte.

«Sinto-me idiota no meio disto tudo», afirmou Pedro Soá. «Tem de haver bom senso e tolerância. Arrumemos as coisas todas», disse. A mãe de Tierry Vilson afirma: «Não sou criada de ninguém.»

Nesse momento gera-se uma forte discussão entre ambos e Pedro perde a compostura. «Eu é que mando aqui! Eu mando!», diz-lhe aos gritos. Os restantes concorrentes agarram Pedro Soá de imediato e afastam-no da concorrente.

Para a maioria dos concorrentes, o líder da semana «perdeu a razão» com «argumentos que não são válidos».

Nesse dia, apesar do pedido de desculpas a Teresa, Pedro Soá é expulso pelo Big Brother. Mas antes, a concorrente confessou-lhe, em lágrimas, que chegou a ter medo dele.

Tensão entre Sónia e Noélia

Sónia Jesus também protagonizou uma das discussões mais violentas desta edição do reality show. Houve até quem a comparasse a Pedro Soá. Foi na tarde de 23 de junho que a feirante perdeu a cabeça com Noélia, o que levou à sua saída da casa voluntariamente.

Sónia acusou Noélia de provocação ao tocar nas filhas a meio de uma grande discussão e de ser «desagradável». A algarvia defendeu-se, dizendo que não o fez por mal e que Sónia estava a interpretar mal as suas palavras.

«Não tornas a criticar eu ter filhas e estar aqui. Não te dou direito de falares nisso», atirou aos gritos. «Eu não fiz isso, não critiquei nada. Não me podes acusar de uma coisa que eu fiz. Respondi-te que eu, EU, talvez não viesse para aqui», respondeu Noélia.

A discussão acesa durou vários minutos, mas no final, depois de se acalmar no jardim, Sónia reconheceu a sua atitude e decidiu pedir desculpa aos colegas que assistiram à cena.

O comportamento de Sónia não levou à expulsão, mas mereceu-lhe uma repreensão do BB, o que revoltou muitos telespectadores que pediram a sua saída imediata.

As «atitudes homofóbicas» de Hélder levaram a nomeação direta

Hélder Teixeira viu-se no centro de uma das maiores polémicas do Big Brother 2020 ao fazer um comentário homofóbico a Edmar, 72 horas apenas de terem entrado na casa. Foi um momento inédito na história dos reality shows em Portugal e, por isso mesmo, foi sancionado após ter feito várias afirmações e ter tido «atitudes sexistas e homofóbicas».

O atleta do Porto, de 39 anos, foi automaticamente nomeado, mas os portugueses decidiram mantê-lo na casa mais famosa do País. Os amigos e familiares do concorrente, principalmente a mãe, ficaram «chocados» com a forma «exagerada» como o trataram na altura.

«Prefiro ser mulherengo do que ser...», disse Hélder a Soraia, apontando para Edmar, sem conseguir dizer «homossexual». Esta afirmação levou Cláudio Ramos a intervir e a querer ter uma conversa com o concorrente no confessionário, onde o deixou em lágrimas.

Hélder mostrou-se arrependido e ainda hoje faz questão de falar no assunto para todos entenderem que não disse aquilo por mal. O momento gerou muita discussão nas redes sociais e houve muita gente dividida.

A guerra entre Hélder e Ana Catharina

Também Hélder protagonizou outro dos momentos delicados da casa, que gerou muita discussão depois de ter tocado em Ana Catharina, sem a sua autorização. A concorrente brasileira achou «inconveniente» o facto do feirense a ter abanado, depois do desafio lançado pelo BB. O Big apenas lhe pediu para tentar fazer rir Ana e Hélder agarrou-a nos braços, abanando-a para ver se surgia um sorriso.

A vegana fez-lhe uma chamada de atenção, mas Hélder continuou: «Ai não queres que te encoste muito? Tens medo do poder? Não queres ter 50 por cento do poder?». «Eu não quero que te encostes a mim», atirou Ana Catharina. O Big Brother sentiu-se mesmo na obrigação de intervir: «Afaste-se! Era verbalmente que deveria fazer rir a Ana Catharina.»

A brasileira ficou apática depois desta atitude, deixando até na dúvida se teria tido algum problema de violência no passado. Tal nunca se confirmou. «Em mim sóbtoca quem eu quero, com a minha autorização!», referiu na altura.

Morte do pai de Ana Catharina

Pela primeira vez na história dos reality shows em Portugal, um concorrente recebe uma notícia devastadora. A morte do pai de Ana Catharina e o momento em que soube da fatídica notícia deixou Portugal em lágrimas. Cláudio Ramos até se vestiu de preto na gala dessa semana, que aconteceu no dia seguinte.

A uma semana da final, a jovem foi convencida pela avó e pela mãe a permanecer em jogo. Para muitos telespectadores foi «arrepiante» e «verdadeiramente emocionante» ver as imagens da jovem a chorar e a recordar o pai, que morreu vítima de acidente de viação. No entanto, houve também quem acusasse a TVI de se «aproveitar» do momento delicado para subir as audiência e «explorar» o assunto.

 

Texto: Filipa Rosa; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram