Nacional
Bibá Pitta e o neto

A realidade pura e dura de ter um bebé prematuro

Qui, 05/03/2020 - 14:20

Prestes a ser avó pela segunda vez, Bibá Pitta recordou o nascimento do primeiro neto. Duarte, de três anos, nasceu prematuro.

Bibá Pitta está prestes a ser avó pela segunda vez, mas não esquece o nascimento do primeiro neto. A mãe de Maria Pitta Paixão está ansiosa por conhecer o pequeno António Maria e foi a pensar nesse momento que recordou o nascimento de Duarte, de três anos.

O menino nasceu prematuro, com 1, 600 kg, e a avó babada partilhou esta quinta-feira, 5 de março, uma imagem inédita do momento em que o pegou ao colo pela primeira vez.

«Este momento foi tão forte , tão puro e com tanto amor ...tanto. O Duarte nasceu com 1,600 kg, nasceu prematuro , nasceu tão pequenino que cabia na minha mão, era tão frágil, tão adorável ... tão tudo.
Quando cheguei para o ver, estava deitado no peito da minha filha (quase não o encontrava de pequenino que era). Peguei nele, olhei-o fixamente e apresentei -me dizendo baixinho ,”duartinho sou a tua avó”. Tenho a certeza que ele ouviu e percebeu porque faz me sentir esse amor todos os dias quando me dá aquele abraço apertado quando chego ou quando me vou embora!!Agora espero ansiosamente pelo meu netinho António que está quase a chegar e eu aqui para me apresentar e continuar a sentir e a viver o milagre de voltar a ser avó», afirmou Bibá Pitta na legenda da imagem ternurenta onde surge com o neto ao colo.

Percorra a galeria e delicie-se com este momento de amor!

Maria Pitta Paixão é mãe de Duarte e espera agora o nascimento de António Maria. Os meninos são frutos do casamento com Guilherme Paixão.

O que é um bebé prematuro e que hipóteses tem de sobreviver?

A experiência de ter um bebé prematuro é um dos momentos mais stressantes que qualquer família e relação pode ter de enfrentar ao longo das suas vidas. Saiba o quão complexa pode ser a prematuridade.

Mas, afinal, quando é que um bebé é considerado prematuro?

Segundo o site XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, a duração normal de uma gravidez é de 37 a 42 semanas. Quando os bebés nascem antes das 37 semanas de idade gestacional, então estamos perante um bebé prematuro ou pré-termo. Os bebés prematuros, principalmente os que nascem antes das 35 semanas de gestação ou que são muito pequeninos, necessitam de uma atenção especial e de cuidados extraordinários para conseguirem amadurecer biologicamente e sobreviver fora do ambiente protector que é o útero da mãe.

«A colocação dos bebés numa incubadora, ou num berço aquecido, ajudará a manter a sua temperatura corporal, um ventilador ou um respirador ajudá-los-á a respirar e receberão a alimentação necessária através de um tubo que é colocado no narizinho, no estômago ou numa veia», pode ler-se no site que ajuda pais de bebés prematuros.

As possibilidades de sobrevivência de um bebé prematuro estão condicionadas pela sua idade gestacional, o seu peso ao nascer e pela presença de problemas de saúde significativos quando do seu nascimento (respiratórios, cardíacos, infecciosos, malformativos, etc.). «De todos, o mais importante é, sem dúvida, a idade gestacional, uma vez que esta determina a maturidade dos órgãos do vosso bebé. O limite da idade gestacional tem vindo a aumentar cada vez mais, de tal forma que, actualmente, pode considerar-se viável um recém-nascido a partir das 23/24 semanas», explicam.

Em geral, ao início, as incapacidades/sequelas são difíceis de prever, segundo avança o mesmo site. Existem fatores que aumentam o risco, bem como outros que só se manifestam após alguns dias/semanas de internamento. De acordo com a evolução do bebé e os problemas que este apresente, o médico irá informando acerca das possibilidades de sequelas futuras, se bem que algumas delas só poderão ser diagnosticadas em etapas posteriores da vida da criança.

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram