Nacional
Bernardo Silva e a brincadeira que correu mal

«Colocar isto no patamar do racismo é um insulto a um problema grave»

Qua, 02/10/2019 - 21:40

Bernardo Silva fez uma brincadeira com o amigo e companheiro de equipa Benjamin Mendy e acabou a ser trucidado. O futebolista é acusado de racismo e de conduta imprópria pela Federação Inglesa de Futebol.

Uma brincadeira entre amigos acabou por colocar Bernardo Silva numa posição complicada. O jogador do Manchester City foi esta quarta-feira, dia 2 de outubro, acusado de conduta imprópria pela Federação Inglesa de Futebol, no seguimento de duas publicações feitas nas redes sociais, envolvendo o companheiro e amigo Benjamin Mendy. O jogador tem até dia 9 para apresentar, mais uma vez,a sua defesa.

A primeira publicação de Bernardo foi feita na conta de Instagram. Na altura, o futebolista partilhou uma fotografia de Mendy com uma camisola preta e escreveu que acabara de ver «um campeão do mundo completamente nu». A segunda remota a 22 de setembro, dia em que o craque português fez um tweet onde compara o colega de equipa a um «Conguito», boneco da marca de chocolates Conguitos. Passados 45 minutos, Bernardo apagou a publicação, ainda que com uma mensagem onde dizia: «Nos dias de hoje nem se pode brincar com os amigos…».

A acusação da qual Bernardo Silva é alvo teve origem nesta última publicação. De acordo com a BBC, o internacional português terá cometido uma «violação agravada» de acordo com as regras da FA (Football Association), incluindo referências «expressas ou implícitas à raça e/ou cor e/ou origem étnica». 

Bernardo Silva defendeu-se, Benjamin Mendy defendeu o amigo, todos os elementos do Machester City o defenderam. Mas não chegou. O futebolista tem agora uma semana para apresentar novamente a defesa.

«Se não percebes então o problema é teu»

A Pipoca Mais DoceNuno Markl recorreram às redes sociais para defenderem Bernardo Silva. Ana Garcia Martins mostrou-se incrédula em relação às proporções do sucedido. 

«Caiu o Carmo e a Trindade, ai que isto é racismo puro e duro, ai que temos de fazer alguma coisa. À conta de uma brincadeira a que o próprio amigo achou graça - porque são amigos e fazem piadas um com o outro - o Bernardo Silva incorre agora numa suspensão de SEIS jogos. E eu juro que já dei aqui várias voltas ao cérebro e não consigo perceber onde é que está o racismo neste caso. Já discuti isto com algumas pessoas que se limitaram a usar o argumento “se não percebes então o problema é teu”», começa por afirmar a blogger.

«Não digo que não seja, mas não vejo mesmo onde é que está o racismo na comparação de uma pessoa negra a um desenho animado negro. Para mim o Conguito é só um boneco fofinho e que me traz boas memórias de infância, mas se calhar tem uma qualquer mensagem obscura que me está a escapar (e espero não ser processada por ter usado o termo “obscuro” neste caso). Se uma amiga negra comparasse uma foto minha a uma Barriguita/Navegante da Lua/Pinipon/Olívia Palito também era racismo?», termina.

O radialista Nuno Markl seguiu o exemplo da comunicadora e afirma que não vê qualquer tipo de maldade nas publicações do jogador. Além disso, Nuno é da opinião que tais brincadeiras só acontecem em amizades verdadeiramente grandes.

«O que vejo no tweet envolvendo a mascote da marca Conguitos não é maldade, nem racismo; pelo contrário, vejo o tipo de coisa que só com doses gigantes de amizade e nenhum complexo racista se consegue fazer», começa por sublinhar o comunicador da rádio Comercial. «Nada naquele tweet vem de um lugar mau; pelo contrário. O próprio Mendy achou graça e disse não se ter sentido ofendido. Claro que se pode dizer 'OK, mas quem não estiver nesse contexto pode interpretar mal», acrescenta.

«Mas - e ainda por cima depois do pedido de desculpas - não faz sentido nenhum suspender o Bernardo Silva, tratá-lo como se fosse um criminoso», defende. Entretanto conclui: «Colocar isto no mesmo patamar de ofensas graves de racismo não só é mais racista, como é um insulto a um problema tão grave e que continua a fazer tantas vítimas».

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram