Nacional
Bernardo Ferrão

Jornalista recorda momento de aflição: «Tive duas convulsões no avião»

Seg, 08/07/2019 - 15:14

Bernardo Ferrão viveu momentos de verdadeira aflição em setembro de 2018 e recordou a situação ao lado de Cristina Ferreira.

Bernardo Ferrão passou por um susto de saúde em setembro de 2018 e, agora, fala pela primeira vez de um dos momentos mais aterradores da sua vida. O subdiretor de informação da SIC esteve no programa de Cristina Ferreira e explicou ao pormenor o que se passou após aquela que parecia ser mais uma reportagem.

«A história é um bocado surreal. Tinha ido acompanhar o primeiro ministro numa visita a Angola. Correu tudo bem na viagem e, à vinda, quando estava no aeroporto em Luanda, comecei a sentir-me um bocadinho esquisito», relembra, dizendo que estava a escrever um artigo e não conseguia «carregar devidamente nas teclas».

O jornalista da estação de Paço de Arcos ligou de imediato à mulher, Filipa Matos, que desvalorizou a situação. «Quando o avião começa a levantar comecei a sentir-me ainda mais estranho e, a partir do momento em que o avião estabiliza, fui à casa de banho e desliguei», recorda.

«Quem é que não sente medo com uma coisa destas?»

 

Bernardo Ferrão só volta a ter consciência do que estava a viver quando Rafael Homem, repórter de imagem que o acompanhava, lhe está a dar «dois estalos na cara». Nessa altura, já o avião no qual seguia tinha sido desviado e estava no Gana.

 

«Tive duas convulsões no avião. No Gana metem-me numa ambulância, vou para uma clínica privada. Fazem-me os exames e descobrem que eu tinha uma bola aqui na cabeça. Liguei para o meu médico, que me disse que era um abcesso cerebral. E foi isso», narra Bernardo Ferrão.

O jornalista regressou a Lisboa nesse mesmo dia e foi de imediato internado no Hospital de São José. «Não havia nada que explicasse aquilo a não ser uma bactéria que entrou, como acontece a muita gente»

O médico que acompanhou Bernardo Ferrão disse-lhe que tinha ganhado o euromilhões. O jornalista admite que tem noção disso. «Quando o médico me diz isso, suspirei de alívio. Quem é que não sente medo com uma coisa destas? Ainda por cima com duas filhas… fiquei um bocado em pânico».

Após mais de um mês internado, sempre com a companhia da mulher, a vida de Bernardo Ferrão regressou à normalidade. Mas ficaram para sempre as marcas emocionais. «Sinto-me diferente porque sinto-me com um bocadinho mais de medo. Mas é uma coisa que pode acontecer a qualquer pessoa.»

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram