Nacional
Bernardina sobre Covid-19

«Se o meu avô fosse vivo seria tão complicado...»

Ter, 31/03/2020 - 11:20

Bernardina Brito está em casa com o namorado e os filhos. À NOVA GENTE recorda o avô, que faleceu em 2016.

Bernardina Brito está como muitos portugueses: fechada em casa, devido à pandemia de Covid-19, com o namorado e os dois filhos, Kévim, de cinco anos, e Kyara, de dois. A gestão emocional do casal não tem sido difícil de gerir, mas a ex-concorrente da Casa dos Segredos confessa que a preocupação perante a situação «é muita».

«Estamos todos bem, por casa, fechados a ter todos os cuidados necessários... Quem sofre mais são as crianças, pela primeira vez na vida perguntam quando vão voltar à escola. E isso até é um sinal positivo! Mas são terríveis, já se sabe, não param um segundo», conta à NOVA GENTE entre risos.

Os negócios de família em Oeiras foram obrigados a suspender os serviços. O salão de cabeleireiro do namorado, Pedro, está fechado, o restaurante dos sogros também.

Os pais, Rosa Branca e António Brito, que vivem em Paços de Brandão, estão «tranquilos», mas com cuidados redobrados, visto que a mãe ainda está a trabalhar.

«Ela tem 58 anos e ele tem 62. Estão bem, ficam em casa, mas custa-lhes muito estar sem os netos. Só que percebem que tem mesmo de ser. Ela usa máscara e luvas nas limpezas que faz no trabalho, mas temos sempre receio que não seja suficiente... E a minha sobrinha ainda nem um aninho tem. É preciso cuidado», diz.

O avô que já não está cá

Bernardina perdeu o avô paterno em abril de 2016. Era ele, na altura, o principal pilar da família, devido à situação de desemprego da jovem e dos pais. Agora, Bibi recorda-o com carinho e com algum «alívio» por não ter o avô a passar por este «caos».

«Se ele fosse vivo seria bem mais complicado, teria poucas defesas... Graças a Deus que não ultrapassou por isto. Era tão resmungão, era complicado fechá-lo e isolá-lo. Mas isto já está a atingir qualquer idade, é assustador. É preciso ter uma alimentação correta cheia de nutrientes, temos de ter um organismo saudável», afirma.

Sogros com restaurante fechado

O restaurante dos sogros, em Oeiras, está temporariamente encerrado. Mas, segundo Bernardina, não é motivo de preocupação, para já.

«O restaurante está fechado, aquilo é a vida deles, mas por enquanto está tudo controlado, felizmente têm um bom pé de meia, estão nisto há muitos anos. Se calhar terão de pensar em rentabilizar de alguma forma, como o take-away, por exemplo. Ainda estamos à espera de saber das medidas que vão ser implementadas. Não só pelo fator económico, mas a nível psicológico também ajudava, porque a minha sogra precisa de atividade física, o meu sogro também é complicado estar em casa. O que lhes custa mais é estarem fechados, porque eram pessoas muito ativas no seu dia-a-dia», refere.

 

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Zito Colaço e redes sociais

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Nova Gente no Instagram