Nacional
Bento Rodrigues

Fãs não poupam elogios e jornalista já é chamado de pivô influencer

Dom, 19/04/2020 - 09:40

Saiba quem é um dos rostos mais acarinhados da estação de Paço de Arcos.

Tem sido um dos rostos da SIC a assumir um papel motivado dos portugueses para que se mantenham em casa, em tempos de pandemia.

Com Bento Rodrigues, o pivot do Primeiro Jornal, à hora de almoço e Rodrigo Guedes de Carvalho à hora de jantar, o jornalismo do canal de Paço de Arcos ganhou um tom de combate, nestes tempos em que ficar em casa se tornou um desígnio nacional, rumo ao objetivo de travar a propagação do vírus e, assim, salvar vidas.

Esta atitude poderá ser valiosa na motivação das pessoas, mas também tem sido boa para a estação, com os blocos informativos a baterem recordes de audiência. Bento Rodrigues é um dos rostos mais populares da SIC, onde entrou em 1994, ano em que se licenciou.

Ao longo de 26 anos, a seriedade, o charme e a voz inconfundível do jornalista natural da Lousã conquistaram o público, sobretudo o feminino, que, nas suas redes sociais, não lhe poupam «piropos».

Esta semana, por exemplo, quando Bento Rodrigues partilhou nas redes sociais um vídeo a passar a ferro as camisas que iria usar no Primeiro Jornal, após a semana de quarentena pela qual toda a redação está a passar, nem Bárbara Guimarães se conteve: «Bem que a minha querida avó disse sempre que eras um bom partido para esta neta!».

Outras seguidoras anónimas seguiram-lhe o exemplo... «Além de giro, é prendado!», afirmou uma fã, que, se calhar, nem sabe que, para além de passar a ferro, Bento Rodrigues também gosta de cozinhar, como contou numa entrevista, em junho do ano passado, ao programa Júlia. O pivot, de 49 anos, tem ainda outra característica que funcionará como um íman para muitas mulheres.

Bento Rodrigues e o desejo de ser pai

Em 2017, numa entrevista ao programa Alta Definição, Bento Rodrigues admitia ter um desejo por cumprir: ser pai. «O desejo da paternidade existe, mas ainda não existiram as circunstâncias certas para que se concretizasse.» 

Na mesma entrevista, o jornalista revelava-se ainda um homem muito ligado à família – aos pais e aos dois irmãos – que continuam a viver na Lousã, de onde Bento Rodrigues partiu aos 19 anos para estudar, mas que, ainda hoje, considera a sua terra, à qual regressa amiúde.

Apesar da distância, o pivot da SIC afirma sentir-se mais próximo do que nunca da família e, no Alta Definição, contou como, há 14 anos, tudo fez para que o pai sobrevivesse a um cancro que, segundo os médicos, só lhe deixaria alguns meses de vida.

O longo percurso do pivô «influencer»

Bento Rodrigues mudou-se para Lisboa em 1990 para estudar Comunicação Social e lembrou o estado de espírito com que então, com 19 anos, desembarcou do comboio em Lisboa, na estação de Santa Apolónia. Estava, disse, «com medo, mas também com determinação, com foco e com uma ideia: ‘vá, sê tu próprio que vai correr bem».

Recordou também como ficou a viver «num quarto na Avenida 5 de Outubro, onde era a RTP, sem fazer ideia que, um dia, iria trabalhar em televisão». Nessa altura, a sua experiência era na rádio e chegou a estagiar na Antena 1.

Terminado o curso, ingressou na SIC, em 1994, dois anos após a inauguração da estação, tendo dividido a redação com rostos históricos do canal, como Paulo Camacho, Maria João Ruela (hoje assessora de Marcelo Rebelo de Sousa), Cândida Pinto (que saiu para a RTP) e os resistentes Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa.

A elegância, o charme natural e o humor têm marcado o seu estilo. Correu mundo a forma como, um dia, numa edição a partir de Aveiro, começou o jornal a sair de um barco típico da Ria e a pegar numa BUGA, as bicicletas de uso partilhado da cidade.

Foi de Bento Rodrigues a ideia de abrir assim o bloco informativo e é por esta, e por outras, que tem granjeado cada vez mais popularidade, razão pela qual na redação até já lhe chamam: «Bento, o Pivot Influencer.»

Texto: Anabela Pereira Fernandes; Fotos: Reprodução Instagram 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram