Nacional
bebé sem rosto

Obstetra expulso da Ordem dos Médicos

Sex, 05/06/2020 - 09:59

O Obstetra do bebé que nasceu com malformações do rosto foi punido com expulsão da Ordem

O obstetra do bebé de Setúbal que nasceu com malformações, Artur Carvalho, foi punido com a pena máxima prevista nos Estatutos da Ordem dos Médicos, ou seja, a expulsão, disse à Lusa fonte oficial da instituição.

«No caso do bebé Rodrigo [que nasceu com malformações no rosto], o Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos determinou a suspensão por cinco anos do médico. O mesmo Conselho Disciplinar tinha em fase final de instrução outros cinco casos que foram apensados num único despacho de acusação. A decisão deste foi a pena máxima prevista nos Estatutos da Ordem», afirmou a mesma fonte.

Segundo os Estatutos da Ordem publicados em Diário da República, as sanções disciplinares são advertência, censura, suspensão até ao máximo de 10 anos e expulsão.

Da decisão Conselho Disciplinar Regional do Sul, o médico obstetra Artur Carvalho pode recorrer para o Conselho Superior da Ordem dos Médicos e para os tribunais administrativos.

Um gorro pode matá-lo

Rodrigo tem quase oito meses. O menino contrariou todas as previsões dos médicos, que lhe deram apenas horas de vida, e continua a lutar, apesar das mal-formações de que sofre e que não foram detetadas pelo médico que acompanhou a gravidez.

Rodrigo nasceu a 7 de outubro, sem nariz, olhos e parte do crânio. Os pais, Marlene e David, apresentaram queixa contra o médico Artur Carvalho que acompanhou a gestação e realizou as ecografias. Entretanto, surgiram outras queixas contra o mesmo profissional de saúde.

Em fevereiro, a madrinha de Rodrigo deu uma entrevista a Júlia Pinheiro na qual contou que os pais vivem  para o menino, mas que a saúde dele é frágil.

«Um dos cuidados principais com o Rodrigo é nada tocar na cabeça dele. Para além das más formações físicas e cerebrais, não nos podemos esquecer que ele tem parte do crânio sem osso, uma bolsa de líquido na cabeça, e, ao ter hidrocefalia, essa bolsa tem um risco de romper. Qualquer pano, qualquer ligadura, qualquer gorro poderia ficar preso, criar alguma fricção e rebentar essa tal bolha que é coberta por uma camada muito fina de pele. Ao rebentar, há o risco de uma meningite ou outra coisa qualquer que pode levar à morte imediata. A Marlene e o David vivem para o filho 24 horas por dia, organizam a vida deles a pensar primeiro os cuidados do Rodrigo  e eles estão sem segundo plano», conta.

“O medo de a qualquer momento ele dormir e não acordar mais continua presente», lamenta a madrinha.

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Nova Gente no Instagram