Nacional
Bebé sem rosto

Após paragens cardíacas, já teve alta hospitalar e regressou a casa

Seg, 19/10/2020 - 13:10

Rodrigo, mais conhecido como Bebé sem Rosto, foi recentemente submetido a uma cirurgia delicada onde colocou um shunt que drena o líquido encefálico e permite o desenvolvimento do crânio.

Rodrigo, o menino que ficou conhecido como bebé sem rosto após ter nascido com malformações, foi hospitalizado, de urgência, na quinta-feira à noite, depois de ter sofrido três paragens cardiorrespiratórias. O bebé sem rosto teve um ataque epilético enquanto dormia. Foi a mãe, Marlene Simão, que deu conta de que o bebé não se encontrava bem.

No transporte para o hospital, feito pelos bombeiros do Pinhal Novo, o menino voltou a ter uma paragem cardiorrespiratória, revertida pelos bombeiros. No Hospital de São Bernardo terá sofrido nova paragem cardíaca, também esta invertida, desta vez pelos médicos.

Entretanto, o menino, que completou um ano recentemente, já se encontra em casa.

Rodrigo foi recentemente submetido a uma cirurgia delicada onde colocou um shunt que drena o líquido encefálico e permite o desenvolvimento do crânio.

O médico Artur de Carvalho foi expulso da Ordem dos Médicos por decisão do Conselho Disciplinar da Zona Sul na sequência do caso de Rodrigo. Há ainda o registo de  outros cinco casos parecidos, nos quais o médico não detetou deformações durante gravidezes.

Texto: Marta Amorim

Siga a Nova Gente no Instagram