Sabores
Bar Book

Livros e paladares

Seg, 07/11/2011 - 11:33

No espaço da mítica livraria Aviz, na zona histórica do Porto, este “bar” merece visita. Entre e saboreie.

O Book é um restaurante que, mesmo fora das horas das refeições, merece uma visita pela originalidade da decoração. Instalado na zona histórica do Porto, no espaço onde outrora funcionou a mítica livraria Aviz – que, se ainda existisse, teria cerca de 110 anos – conduz-nos numa viagem ao passado, que desencadeia lembranças.

Neste ambiente cosmopolita, que nos recorda Paris e Nova Iorque, criado por Pedro Trindade, arquiteto e um dos quatro sócios – os outros são Mário Carvalho, José Pedro Maia e José Miguel Júdice – abundam as reminiscências do passado, dispostas em prateleiras, onde os livros se misturam com velhos rádios, discos e gira-discos, “para destacar a importância que damos à música, no acompanhamento de uma boa refeição”, diz José Maia. E, imagine-se, também há sapatos, uma espécie de showroom de calçado feito à mão, com materiais de qualidade, que pode ser levado nos pés.

No meio de tantas “distrações”, é bom não esquecer a carta que é afinal a “obra” principal da livraria, ou, melhor dizendo, do restaurante, onde as cozinhas tipicamente portuguesa e mediterrânica, ocupam lugar de eleição, não faltando alguma f­usão, da autoria do chef João Mendes e pratos mais simples, como as massas, os bifes e os risotos. Os carpaccios e a sopa de peixe, a açorda de camarão com ovas, o bife do lombo, o escondidinho de ossobuco, verdadeiro ex-líbris da casa, são algumas sugestões a não ignorar.

Restaurante - Bar Book
Morada:
Rua de Aviz, n.º 10, Porto
Tel.: 917 953 387
Site: www.restaurante-book.com
E-mail: info@restaurante-book.com
Horário: Das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 02:00
Preço médio por pessoa: 30 euros

Sugestão do chef

Escondidinho de ossobuco

Ingredientes: 2,0 kg de ossobuco; 0,3 kg de grelos; 0,6 kg de batata agria; 0,02 kg de sal; 0,01 kg de pimenta; 0,1 kg de cebola; 0,02 kg de piripíri; 0,1 kg de demi-glace; 0,03 kg de manteiga; 0,02 l de leite; 0,01 kg de alho-francês; 0,1 kg de cenoura; 2 gemas
Preparação: Faça um refogado com o alho e a cebola, a cenoura e o alho-francês. Acrescente o ossobuco e deixe cozinhar 2:30, virando-o. Tempere com sal, pimenta e piripíri a gosto. À parte, faça o puré e coza os grelos. Quando o ossobuco estiver confecionado, desfie-o. Numa forma sem fundo, coloque uma camada de puré, de seguida, uma de grelos e, sobre elas o ossobuco. Repita, invertendo a ordem. Bata duas gemas, espalhe sobre o puré e leve ao forno, durante dez minutos, a 160º C. Sirva acompanhado por uma salada verde.

Siga a Nova Gente no Instagram