Saúde e Beleza
Avc

Aprenda a proteger-se

Ter, 10/05/2011 - 16:39

Sabia que prevenir é a chave para o sucesso no combate ao acidente vascular cerebral (AVC)? Siga os nossos conselhos.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e, ao contrário do que se pensa, não escolhem idades. A prevenção é a melhor forma de tratamento da maioria das patologias e neste caso não é excepção. Vida sedentária, tabaco e consumo excessivo de bebidas alcoólicas estão entre os principais factores desencadeantes destas doenças, que ocorrem em ambos os sexos. A NOVA GENTE falou com Luís Negrão, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, sobre o acidente vascular cerebral (AVC), a segunda causa de morte no Mundo.

O que é?
O acidente vascular cerebral (AVC) resulta da falta de irrigação de sangue no cérebro e traduz-se na segunda causa de morte no Mundo e na principal causa de incapacidade neurológica no nosso país. Uma doença que em tudo tem a ver com certos factores de risco. “Hipertensão arterial, obesidade, colesterol, tabagismo e álcool. Se tivermos atenção a estes factores que indiquei, podemos estar a prevenir um AVC.”

Principais sintomas
Uma dor de cabeça súbita, perda de sensibilidade num membro, enjoos e visão dupla são os principais sinais de alarme, que aparecem durante alguns minutos e depois desaparecem. Porém, nem sempre é assim. “O doente perde os sentidos e tem de ser levado para o hospital, em alguns casos em coma. Fica muito confuso e sem noção do que se passou.”

Quem afecta
 As mulheres têm uma esperança média de vida maior que os homens e as estatísticas indicam que o sexo feminino morre dez anos mais tarde que o masculino, “mais por AVC e menos por ataques cardíacos”. Ainda assim, e até aos 50 anos, o risco de um acidente vascular cerebral é evidente nos homens. Depois desta idade, a doença, que afecta miúdos e graúdos, iguala as estatísticas, com a entrada da mulher na menopausa.

Factores de risco
Tabaco
Hipertensão arterial
Excesso de peso
Bebidas alcoólicas
Stress

Não fume
Os números estão à vista e dão que pensar: na União Europeia, cerca de 20% das mortes são atribuídas às doenças cardiovasculares, em larga escala relacionadas com o tabagismo. “Contribui para a subida da hipertensão arterial e do colesterol, para além de causar problemas noutros órgãos. O tabaco é um factor de risco, um perigo a todos os níveis. É importante que se perceba que nesta doença não existem grupos de risco, mas sim comportamentos e hábitos de risco.”

Sabia que
A cada 20 segundos morre uma pessoa na Europa vítima de doença cardiovascular (DC)
As DC fazem 17 milhões de mortes por ano no Mundo
Em 2010 foram detectados 10387 AVC

Siga a Nova Gente no Instagram