Documento
Atenção à carteira

3 dicas essenciais para começar a economizar em família

Sex, 15/05/2020 - 08:25

Estamos numa fase em que é importante aproveitar esta crise, para alterarmos certos hábitos para assim que possível, organizarmos a nossa vida financeira, começando o quanto antes a poupar, para em situações de emergência podermos estar salvaguardados com alguma poupança, que possa fazer face a possíveis imprevistos

Hoje celebra-se uma data muito especial e importante! O dia 15 de maio que é o dia Internacional da Família. E como faz ainda mais sentido agora! Sim, porque é mais um dia que poder ser aproveitado para em família definir estratégias, hábitos e formas de poupar que tão importante são, em tempos de crise.

Estamos numa fase em que é importante aproveitar esta crise, para alterarmos certos hábitos para assim que possível, organizarmos a nossa vida financeira, começando o quanto antes a poupar, para em situações de emergência podermos estar salvaguardados com alguma poupança, que possa fazer face a possíveis imprevistos.

É em família que devemos ter estas conversas e aprender todos juntos a importância do dinheiro e como geri-lo da melhor maneira. 

Aqui vão algumas dicas:

1. Anote todas as despesas mensais

É muito importante termos o controlo de todos os nossos gastos. É preciso sabermos exatamente onde gastamos o nosso dinheiro, porque só dessa forma será possível poupar. Para isso, temos que saber exatamente quais as despesas fixas e variáveis.

Esta dica é muito importante para podermos poupar e saber como fazê-lo todos os meses. O grande objetivo é depois de todas as despesas anotadas, que pode fazer numa simples folha de papel, num ficheiro Excel ou através da plataforma Boonzi, que faz de uma forma muito simples e rápida a gestão das despesas, saber exatamente o que está a gastar. Sim, porque é o mais importante para depois analisar se está a ter despesas supérfluas e dessa forma deixar de as ter e passar a considerar esses valores como sendo uma despesa sua, mas para uma poupança com um objetivo! Sim! Defina um objetivo de poupança. Poupar para fazer assim que possível uma viagem em família! Porque não? Vai ver que é um bom começo!

2. Faça um mealheiro em família 

Sim para os pais também, porque primeiro que tudo vão dar o exemplo às crianças! Pode fazê-lo de uma forma muito criativa e original todos em conjunto, através de plasticina com verniz das unhas sem cor, ou em cartolina, ou com o rolo que sobra quando acaba o rolo de cozinha, etc. E porque não um mealheiro para cada um dos Pais, colocar todas as moedas que estejam a mais bolsos ou também alguma nota de 5€ perdida na carteira? Vai ver que ao final do mês começa a crescer. Quanto às crianças, e sempre que possível opte por acrescentar ao mealheiro e lhes mostrar que estão a colocar lá o dinheiro para elas, por exemplo se receber uma prenda dos avós, ensinando o que é a poupança, para que serve e porque é que é importante poupar.

3. Faça as compras online nos hipermercados

O grande objetivo é não gastar mais e comprar exatamente o necessário, sem fugir do orçamento criado. Primeira coisa a ter: uma lista de compras detalhada com por exemplo quantidades a comprar. Desta forma vamos estar a organizar a nossa mente para comprar o devido e não o que nos apetece. É também importante analisar os preços antes de comprar, por exemplo os sites dos hipermercados, que podem ser uma grande ajuda, dado que nos permitem comparar preços e fazer as nossas compras sem sair de casa, aproveitando na mesma os descontos existentes.

E como este dia é da família, porque não começar desde já a falar de dinheiro, a tornar o dinheiro como um amigo e não inimigo. Olhar para o dinheiro como algo que deve ser muito bem gerido! Não vamos gastar mais do que o que podemos e devemos. Só desta forma iremos conseguir organizar a nossa vida financeira.

Para saber mais dicas, não perca todas as novidades em: 

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/
Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira

Crónica de Carina Meireles, consultora financeira; Fotos: DR

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Nova Gente no Instagram