Saúde e Beleza
Aspirina

Previne o cancro?

Qui, 25/11/2010 - 16:00

Tomar uma aspirina por dia ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares e o cancro. Os benefícios são maiores em pessoas com mais de 45 anos.

Surgiu mais uma esperança na luta contra as doenças cardiovasculares e o cancro: tomar diariamente um comprimido de ácido acetilsalicílico. Conhecido vulgarmente como aspirina, este medicamento parece ter efeitos preventivos no desenvolvimento destas patologias em pessoas com mais de 45 anos.

As conclusões são de um estudo realizado pela Royal Society of Medicine, que constatou ainda que tomar 75 mg desta substância todos os dias durante cinco anos reduz o risco de desenvolver cancro do intestino em cerca de 1/3.

Os benefícios relativamente às doenças cardiovasculares já são conhecidos há mais tempo, sendo frequentemente recomendada a toma de aspirina em pessoas com problemas desta natureza.

"Se se tornarem claros os efeitos positivos para outros tipos de cancro, os benefícios superarão os riscos de efeitos secundários e as pessoas poderão tomar a decisão por si próprias de tomar aspirina diariamente ou não", afirmou Peter Rothwell, o neurologista britânico que desenvolveu o estudo. "Parece pouco plausível que os benefícios sobre o cancro do intestino não se estendam a outros tipos de cancro, uma vez que há semrlhanças na forma como os cancro se desenvolvem", concluiu o neurologista.

Siga a Nova Gente no Instagram