Nacional
António Pedro Cerdeira

Ator assume dificuldades financeiras após rescindir com a TVI

Sex, 02/06/2023 - 17:55

António Pedro Cerdeira assume que depois de ter rescindido contrato com a TVI, a vida nem sempre foi fácil e chegou a passar dificuldades financeiras. “Cheguei a estar um ano parado e a dizer ‘ai,ai,ai.'”

António Pedro Cerdeira assume ter passado dificuldades financeiras depois de ter rescindido com a TVI, em 2014. Em declarações exclusivas à TV 7 Dias explica o que aconteceu. “Rescindi o contrato há uns anos com a TVI e o que eu tento fazer é gerir o meu dinheiro e calculo se são seis, sete, oito meses parado.”

Leia ainda: Betty Grafstein operada de urgência. "O coração não está a aguentar", revela José Castelo Branco

Mas houve uma altura que as contas lhe saíram furadas. “Já me correu mal e cheguei a estar um ano parado e a dizer: ‘ai,ai,ai’ e tens de mudar um bocadinho a vida. Um bocadinho muito”, refere sobre as dificuldades financeiras que passou. Na edição da TV 7 Dias que esta sexta-feira chega às bancas, o ator conta ainda como está o processo que moveu à “ex”, que o acusou de violência doméstica.

Em novembro do ano passado, Susana da Silva, com quem o ator de 52 anos namorava há vários anos acusou-o de ser violento. Na altura, Cerdeira reagiu às acusações e concedeu uma entrevista a Júlia Pinheiro. À apresentadora contou a sua verdade dos factos e garantiu ser ele a vítima de violência doméstica.

Dificuldades Financeiras após paragem de um ano

“Gostava de dizer que eu fui e continuo a ser vítima de violência doméstica. Violência doméstica não é só a física, é também a psicológica e eu continuo a ser. Estou à vontade com tudo o que vou dizer porque existem provas e estão entregues no Ministério Público (…) Não sou, nem nunca fui um agressor de mulheres, tenho um profundo ódio a um homem que seja agressor de mulher e a uma mulher que é agressora de homens. Sabemos que são mais mulheres a sofrer deste crime”, disse, garantindo: “Sou vítima de violência de doméstica. Tenho esse estatuto de vítima.”

António Pedro Cerdeira explica por que esteve calado até hoje. “Eu remeti-me ao silêncio até agora para respeitar o segredo de justiça e quero continuar. Esta vai ser única vez que vou falar sobre este assunto. O processo ainda não chegou a tribunal e está na fase instrutória. (…) Há uma altura em que a pessoa tem de dizer basta”, desabafou.

O ator lembrou ainda episódios do passado. “(…) Aqui há três anos houve uma queixa desta senhora porque eu tinha acabado a relação, porque estava farto da relação porque tinha tido vários episódios de agressões, de cenas de ciúmes, de escândalos públicos, várias coisas e tudo isto está documentado”, conta, garantindo ter tido testemunhas que já foram a tribunal.

Problemas de adição “álcool e outras substâncias”

O ator revelou também que a ex-companheira tem problemas de adição de “álcool e outras substâncias” e psiquiátricos, agravados pelaa morte de mãe. O ator disse ainda que numa das vezes em que terminou a relação lhe disse que para estarem juntos ela teria de fazer um tratamento psiquiátrico e aos problemas de adição “álcool e outras substâncias”.

“Vemos muito nos filmes a cena do alcoolismo no cinema americano mas para mim como é uma coisa que eu não tenho não conheço. Quando de repente conhecemos uma pessoa que o tem custa-nos a assimilar isso. Eu não tenho problemas de adição e não conheço muitas pessoas que tenham. Só depois de ser chamado à atenção e ter visto vários mentiras…”, afirma sobre a ex-companheira.

António Pedro Cerdeira afirma que se manteve a viver com a ex-companheira por sofrer ameaças que iria para a praça pública denegri-lo. E deu um exemplo. “Disse-me ‘amanhã vou jantar com o teu patrão, dono da SIC (Francisco Pinto Balsemão). Já falei com ele e nunca mais fazes novela nenhuma'”, parafraseou a ex-companheira.

“Fui comodista, fui cobarde e fiz 50 tentativas para acabar a relação e não consegui”

Júlia Pinheiro quis saber porque o ator não acabou a relação. “Fomos vivendo e comecei a descobrir os problemas aos poucos. Os problemas de álcool, que estão documentados… Apaixonei-me, sofri, comecei a fechar-me e não soube lidar com a situação. Fui comodista, fui cobarde e fiz 50 tentativas para acabar a relação e não consegui (…) Já perdi um trabalho à conta disto e eu compreendo, porque neste momento parece que sou tóxico. O meu filho mais novo já foi confrontado com bocas na escola”, disse. Revelou igualmente que ligou a Daniel Oliveira na altura. “Liguei e disse que se ele me quisesse tirar da novela para ele estar à vontade. Ele disse-me que não. (…) Tenho recebido um apoio extraordinário dos meus colegas”, sublinhou então.

António Pedro Cerdeira explica por que nunca fez queixa da ex-companheira

Os acontecimentos que levaram ao fim da relação, diz António Pedro Cerdeira, aconteceram em junho de 2022. Tudo começou depois de uma cena de ciúmes da ex-companheira. O ator explica por que nunca fez queixa até agora por se tratar de uma situação humilhante. “Nunca fiz queixa. É intimidade. Não deixa de ser uma situação humilhante para nós. Eu tenho advogados extraordinários que examinaram o caso e que trabalham com casos ‘pro bono’ de violência doméstica (…) Em junho tomei essa atitude”, conta, após a ex-companheira ameaçar partir a casa toda.

O intérprete de Olavo de Sangue Oculto admite ainda que tem tido muito apoio de pessoas de todo o lado. “Entre mensagens e telefonemas recebi 300. Carreguei o telefone e 80% das mensagens que recebi são de pessoas entre amigas dela e 80% foram de mulheres que eu acho que têm um sexto sentido e conseguem sentir estas coisas. A apoiarem-me”, sublinha, explicando de seguida como geriu esta situação com os filhos. “Expliquei aos meus filhos (Afonso, de 16 anos. O ator é também pai de Lourenço, de 20 anos) e também sempre tiveram o cuidado de não o dizer (na altura da relação), mas agora já o dizem que o ‘pai era mal tratado’. (…) Eles sabem o pai que têm. (…) Isto afeta porque não deixo de sentir vergonha”.

“Vivo a olhar para trás até porque já me foi dito que ela provavelmente anda a rondar”

António Pedro Cerdeira admite que vive com receios. “Vivo a olhar para trás até porque já me foi dito que ela provavelmente anda a rondar, vivo a olhar para trás com medo daquele olhar de dúvida, sentes-te envergonhado, mas depois dás a volta”. O ator recordou que esteve gravemente doente, com uma pneumonia. Nessa altura, a ex-companheira deixou-o sozinho e saía à noite e a dormir fora de casa. “Foi a Sofia Aparício que me salvou e me levou para o hospital”, garantiu.

Texto: Luís Correia com Inês Borges; Fotos: redes sociais 

Siga a Nova Gente no Instagram