Nacional
António Cavaco Silva

Cavaco de luto

Sex, 23/04/2010 - 15:18

O irmão mais novo do Presidente da República sofria de esclerose lateral amiotrófica há oito anos e não resistiu, morreu aos 62 anos.

Poucos dias depois de ter chegado a Portugal, após uma turbulenta viagem a Praga (e de ter lamentado a morte do seu homólogo polaco), Aníbal Cavaco Silva recebe uma triste notícia. O seu irmão mais novo, António Cavaco Silva, de 62 anos, morreu vítima de doença prolongada. Uma perda que deixa a família do Presidente consternada, apesar de todos saberem que esta doença é incurável, progressiva e fatal.

O engenheiro e pintor sofria de esclerose lateral amiotrófica desde 2002 e, nos últimos meses, já estava bastante debilitado (e era mesmo seguido nos Cuidados Paliativos do Hospital da Luz). Naquela que foi a sua última aparição em público, aquando da sua exposição realizada neste mesmo hospital, António surgiu de cadeira de rodas e já tinha muita dificuldade em falar.
 
Este foi, aliás, um momento muito comovente para o chefe de Estado, que não deixou de mostrar o seu carinho pelo irmão. Nessa altura, também Maria Cavaco Silva deixou-se emocionar ao falar do cunhado: “Conheço-o praticamente desde que nasceu e já na escola ele tinha uma paixão muito grande pela pintura. Já sabíamos que ele era especial, diferente, mas tão especial, talvez não.” Teve mesmo de segurar as lágrimas: “É muito difícil e acho que nenhuma família está preparada. Houve alguém que contactou com ele uns anos e disse um dia à família: ‘O António é uma alma de cristal.’” 

A mulher de António Cavaco Silva, Helena, que não quis fazer comentários, mas confirmou, com a voz embargada, esta triste notícia. “É verdade”, disse. O funeral será realizado durante o fim-de-semana e coloca em causa os festejos do 25 de Abril.

Siga a Nova Gente no Instagram