Internacional
Ano do Rato começa hoje

10 curiosidades sobre o Ano Novo Chinês

Sáb, 25/01/2020 - 11:20

Este sábado, 25 de janeiro, começa o Ano do Rato, um feriado celebrado por mais de 20% da população mundial. Neste dia, não se pode tomar banho ou varrer a casa, mas há mais detalhes curiosos sobre esta data.

O Ano Novo Chinês também é conhecido como o Festival da Primavera

Apesar de ainda estarmos no Inverno, este feriado marca o fim dos dias mais frios. As pessoas dão as ‘boas-vindas’ à Primavera e a tudo o que ela traz: plantio e colheita, novos começos e recomeços.

Não há data certa para esta celebração

O ano novo chinês pode começar entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Porque se usa fogo de artifício?

Segundo uma lenda, havia um monstro chamado Nian que aparecia sempre nas vésperas de ano novo e as pessoas fechavam-se em casa com medo. Um dia, um rapaz encheu-se de coragem e conseguiu vencer o monstro usando fogo de artifício. No dia seguinte, as pessoas comemoraram a vitória lançando ainda mais fogo de artifício e essa prática tornou-se habitual no Festival da Primavera. 

Homenagem aos mortos

Nessa noite, as famílias também queimam notas falsas e imprimem barras de ouro em homenagem aos seus entes queridos já falecidos. À semelhança de muitas outras culturas, como a mexicana, as pessoas acreditam que estas ofertas podem dar boa sorte aos seus antepassados na vida depois da morte. 

Proibição… mas pouco

Devido a razões de segurança e preocupações com a poluição, muitas cidades chinesas baniram os fogos de artifício. No entanto, há exceções… Em Pequim, esta prática foi proibida durante 13 anos, mas, em 2006, a proibição foi levantada porque a população não acatava estas ordens. 

É o feriado chinês mais longo

O Festival da Primavera dura cerca de 15 dias e os primeiros cinco são para passar em família. 

Tradições fora do comum para os ocidentais

Não é permitido tomar banho no dia de ano novo, e varrer e deitar fora o lixo não é permitido antes do quinto dia. A razão é garantir que a boa sorte não é ‘lavada’. Por outro lado, antes do Festival da Primavera, há um dia dedicado à limpeza para varrer a má sorte e abrir espaço para as coisas boas que o ano novo vai trazer. Também não se pode: cortar o cabelo antes do dia 2 de fevereiro; usar tesouras, facas e outros objetos afiados; discutir; dizer palavras consideradas azaradas, como ‘morte’ e ‘doença’; partir objetos.

Envelopes vermelhos

Nesta data, é comum as crianças receberem dinheiro dentro de envelopes vermelhos. Acredita-se que esta tradição ajuda a transferir a fortuna dos mais velhos para os mais novos. 

Sobremesas com significado

Ao longo destes dias, os chineses têm por hábito servir sobremesas com um significado especial. O tangyuan significa reunião; o Nian Gao simboliza o sucesso para o ano que aí vem; e o Fa Gao é para dar sorte ao dinheiro. 

O vermelho é a cor predominante

Esta cor é a mais usada nestas festividades, pois acredita-se que traz boa sorte. Os chineses penduram lanternas vermelhas, colam papel vermelho nas portas e nas janelas e as pessoas também costumam usar o vermelho nas roupas que vestem nesta altura do ano. 

 

Texto: Patrícia Correia Branco; Foto: Reuters

Siga a Nova Gente no Instagram