Saúde e Beleza
Anestesiologia

Toda a verdade

Seg, 29/11/2010 - 16:52

Anestesiado e nunca volta a acordar? Saiba porque não tem que se preocupar e ainda o que é uma consulta de anestesiologia.

Anestesia... Filmes como Acordado ou séries como Anatomia de Grey têm trazido a públi- co relatos que reflectem medos e receios da população. Motivo: fenómenos que podem ocorrer durante uma intervenção cirúrgica. Ou seja, o medo de acordar a meio de uma operação, o de nunca chegar a despertar do sono profundo induzido pela anestesia ou ainda o de ficar paralisado, ou sem memória, na sequência de múltiplas anestesias. Muitas são as pessoas com receios face a esta prática médica com mais de um século de história. Com o intuito de esclarecer e informar a população, a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) assinalou, pela primeira vez, o Dia Mundial da Anestesiologia (16 de Outubro). Fê-lo com um conjunto de iniciativas públicas, que se destinaram a demonstrar quais os parâmetros avaliados na Consulta de Anestesia – acto médico que precede uma operação – assim como esclarecer sobre a relevância de muitos outros factores que estão implicados nesta prática

Quem é o anestesiologista?
O anestesiologista é o profissional de saúde perito nas áreas de Anestesia, Medicina Intensiva, Medicina da Dor e Medicina de Emergência. Este especialista desenvolve a sua actividade no Pré-operatório, Cuidados Intensivos, Unidades de Dor, Equipas de Trauma e Emergência Médica intra e extra hospitalar (INEM).

Faltam anestesiologistas em Portugal
Lucindo Ormonde, presidente da SPA, destacou durante uma das conferências, que Portugal tem metade dos anestesiologistas necessários, estando longe de chegar a todos os doentes em áreas como a preparação para as cirurgias, assistência em dor crónica e analgesia de parto. No quadro da actual distribuição etária dos anestesiologistas (com o atraso na idade de reforma que se irá verificar e a especialização de 40 e 50 profissionais por ano), dentro de seis anos “atingir-se-ão os mínimos necessários”. Lucindo Ormonde referiu ainda que, no próximo ano, há que “continuar a sensibilizar a população para a segurança em anestesia, pelo que 2011 terá um Dia Mundial da Anestesiologia no norte do País”.

Siga a Nova Gente no Instagram