Nacional
Andreia Vale

"Estou a arder". Jornalista recorda acidente que podia ter acabado em tragédia

Dom, 31/10/2021 - 19:00

Andreia Vale foi entrevistada por Maria Cerqueira Gomes, no programa "Conta-me" deste sábado, e recordou uma história que a marcou para a vida e que lhe provocou queimaduras de terceiro grau.

Andreia Vale recordou um episódio da sua infância que nunca mais esqueceu. A jornalista da TVI foi a convidada de Maria Cerqueira Gomes do programa "Conta-me", deste sábado, 30 de outubro, e partilhou esta história que a marcou para a vida. 

A jornalista tinha 10 anos quando tudo aconteceu. “Nós gostávamos muito de usar aqueles assadores de barro para assar chouriço e, na altura, havia umas garrafas de álcool grandes que eram com gargalo. Fazíamos aquilo à mesa, punhamos o chouriço, o álcool, pegava-se, aquilo assava e era ótimo", começou por contar.

A tradição familiar sempre correu bem, até ao dia que Andreia Vale jamais esqueceu. “Houve um dia, em que estávamos a assar, e parecia que não tinha chama. A minha mãe deitou mais álcool e aquilo ainda tinha um bocadinho de labareda, então pegou fogo. Ela largou a garrafa por instinto e, ao lado dela, estava eu". A jornalista começou a arder e ficou com queimaduras no braço cujas cicatrizes ainda hoje se notam: “O braço tem marcas, mas quase já nem se nota”.

Institivamente, Andreia Vale correu para a cozinha para tentar apagar o fogo. “Eu desato a correr e estou a arder. Tinha o cabelo a arder. (..) O meu irmão Tiago tinha meses e ele bebia biberão, na altura. Lembro-me de estar na cozinha, a tentar abrir as torneiras e só via cor de laranja à minha volta. No fundo, estava a arder. Desatei aos gritos e, quando se apercebem, a minha família vem toda para a cozinha. (...) O meu pai pegou na panela que tinha água para arrefecer os biberões do meu irmão e a minha avó apagou-me o fogo do cabelo com as mãos", contou.

Hoje, a jornalista já consegue rir do acidente, mas, na altura, a mãe ficou com um "grande sentimento de culpa". "Foi a única vez que andei de ambulância", disse, acrescentando que ficou com queimaduras de terceiro grau: “Não é uma coisa fácil".

Andreia Vale quer casar (novamente) em 2024

Em 2019, Andreia Vale deu o nó com Duarte Gonçalves num arraial na Madeira, de onde é natural o marido da jornalista. Amigos e família voaram até à ilha para uma festa inesquecível, mas, para Andreia, não foi o dia perfeito. "Estava a chover", desabafou.

"Há coisas que não fiz e quero fazer. Vou casar outra vez em 2024", anunciou a Maria Cerqueira Gomes. "As noivas vão perceber-me", disse ainda, contando que, mesmo tendo tido o vestido com que sempre sonhou, desenhado e costurado pela sogra, quer repetir o dia quando celebrar cinco anos de casamento. 

Andreia Vale é mãe de Afonso, de 18 anos, fruto da antiga relação com Carlos Rodrigues, e de Pedro, de 12, fruto do casamento terminado com Nuno Santos

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução redes sociais

Siga a Nova Gente no Instagram