Nacional
Andreia Rodrigues

Filha da apresentadora come tofu. O que dizem os especialistas?

Qui, 13/06/2019 - 20:34

Andreia Rodrigues mostrou a filha, Alice, de um ano, a comer tofu e a refeição foi logo elogiada pelos seguidores

Andreia Rodrigues gosta de partilhar os melhores momentos da pequena Alice, de um ano, e a refeição do dia comida com as mãos não foi exceção. A apresentadora fotografou a filha a comer tofu com alguns legumes e o almoço da bebé chamou a atenção dos mais atentos. 

«Almoço! Para já, com as mãos continua a ser mais prático! Tofu e legumes», escreveu na legenda da imagem.  

Dado que tofu é um alimento associado à dieta vegan, alguns seguidores comentaram a escolha. «Isso é tofu? Vocês são os maiores», escreveram.

São cada vez mais as pessoas que optam por um estilo de vida vegan, até porque, ao contrário do que a maioria pensa, o veganismo «é mais do que uma dieta, é um estilo de vida». Mas o que dizem os especialistas sobre este género de alimentação para bebés de um ano, como é o caso de Alice?

«A introdução dos alimentos é a praticamente a mesma que nas crianças não vegans»

O site da Crescer falou com a nutricionista Ana Catarina Tavares, que explicou como adaptar a alimentação das crianças e este estilo de vida. 

No caso dos bebés, tem de haver uma fase de adaptação na alimentação. A partir dos quatro meses, várias são as crianças que começam uma nova fase. E a introdução de novos alimentos é uma delas.

E como funciona com as crianças vegan? «A introdução dos alimentos é a praticamente a mesma que nas crianças não vegans. Mas em vez de colocarmos carne ou peixe começamos aos seis meses com o tofu, as lentilhas vermelhas, pois são de mais fácil digestão e pelos oito meses podemos começar a introduzir as restantes leguminosas que vão dar a proteína», explica.

Numa fase inicial, é necessário um maior acompanhamento nutricional de crianças vegan comparando com crianças não vegan. E a explicação é simples: «Os veganos ingerem ferro não hémico (ferro presente nos vegetais e leguminosas) que é um ferro que não é tão bem absorvido quanto o ferro de origem animal (ferro hémico). É necessário alguns truques para que o ferro seja mais facilmente absorvido, como juntar alimentos ricos em vitamina C a alimentos ricos em ferro. É importante aprender a ir buscar os omegas que não vamos buscar ao peixe gordo por exemplo».

Leia a opinião completa e saiba como adaptar a sua alimentação ao veganismo no site da Crescer.

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram