Nacional
Andreia Dinis

O medo e a instabilidade da carreira: «Tens uma filha para criar e tudo muda»

Seg, 10/02/2020 - 15:09

Andreia Dinis confessa as saudades do pequeno ecrã e mostra a preocupação perante a «carreira instável» e o lado «menos belo da profissão»

Andreia Dinis estreou-se no teatro há poucos meses e  está a adorar a experiência. Em declarações à Nova Gente, à margem do evento Red Carpet Night, que decorreu no Shopping Parque Nascente, em Rio Tinto, explicou como está a viver esta nova fase da sua vida. «Está a ser muito bom. Como foi a minha estreia no teatro, nunca tinha sentido o feedback no imediato do público. Agora é ali na hora. Se alguma coisa corre mal não há como repetir. Não há espaço para enganos. Está a ser maravilhoso», disse.

Contudo, apesar de fazer um saldo positivo da experiência, confessou ter «saudades do pequeno ecrã». «Seria hipócrita da minha parte dizer que não. Foi onde comecei como atriz e tenho saudades do pequeno ecrã. É uma carreira muito instável. Temos uma carreira construída com base no profissionalismo e depois surgem estes hiatos que não sabemos muito bem explicar. É a incerteza que torna esta profissão menos bela. Temos de aprender a viver com isso», confessou.

«É a minha maior crítica e a minha maior fã»

Para gerir este «hiato», a atriz tem contado com o apoio da família e do marido, Daniel Teixeira, com o qual mantem uma relação de mais de 20 anos. «Temos de aprender a viver com isso. Temos de gerir estes hiatos e ter um lado pessoal forte», afirmou.

Mãe de uma filha, de nove anos, Flor, Andreia Dinis sente um peso maior com a «instabilidade da carreira»: «Ficas com medo em relação à instabilidade e insegurança do futuro. Tens uma filha para criar e tudo muda, para melhor, mas com mais peso». Flor já viu a peça em que a mãe é protagonsita duas vezes e tem sido, também, um grande apoio para a atriz. «É a minha maior crítica e a minha maior fã. Ajuda-me com os textos e é muito curiosa. Espero que não queria esta carreira, mas tem uma veia artística bastante marcada», contou.   

O regresso à televisão é ainda uma incógnita e a atriz espera «alguma novidade em 2020». «Não sei, mas vamos ver se há novidades para 2020. São escolhas de direção que não dependem de mim», concluiu. 

Texto: Cynthia Valente; Fotos: João Manuel Ribeiro

 

Siga a Nova Gente no Instagram