Ana Guiomar é fã do Natal. "Adoro! Adoro tudo o que são festas de família", conta a atriz, que recentemente passou "a ter a responsabilidade" de acolher toda a família em sua casa nesta quadra festiva. E, quando fala em família, refere-se também à mãe e à madrasta.
A revelação surge quando a Aida da novela "Festa é Festa" conta que não é a ela que calha a tarefa de preparar a mesa da Consoada. Pelo menos, não totalmente. “Distribuo o mal pelas aldeias. A minha mãe faz uma coisa, a minha madrasta faz outra… Porque a minha família junta-se toda. Não há inimizades”, conta a estrela da TVI.
A Ana Guiomar, fica destinada a confeção de "alguns doces". "Não tenho assim nenhuma especialidade. Fui-me aprimorando talvez nas rabanadas. Faço umas rabanadas recheadas ótimas", afiança.
Quando era criança, a "logística" de tudo o que envolvia o Natal "era um bocadinho mais difícil". "Tenho os mais pais divorciados desde sempre. Nunca vivi com os meus pais juntos. Ia a casa de um, depois ia para a outra, depois para outra… Para mim, era muito estimulante, porque eu tinha duas casas com presentes. Era muito entusiasmante", recorda a atriz, com um sorriso.
Nessa altura, havia também "algumas tradições" a cumprir. "Lembro-me de a minha avó ir à Missa do Galo e de só abrirmos os presentes quando ela voltasse. Mas, agora, as pessoas vão começando a ficar velhotas e, infelizmente, vamos perdendo alguns elementos da família. Portanto, vamos criando as nossas próprias tradições. E também, como não há crianças, se calhar já não há tanto consumismo. As prendas são mais coisas que dão efetivamente jeito às pessoas…", constata a noiva do também ator Diogo Valsassina.
Atualmente, com "uma família muito pequena", Ana Guiomar não tem dúvidas: "A tradição é só mesmo estarmos juntos." Mas a atriz tem outra: dar sempre um presente aos seus cães. "Mas é um brinquedo ou outro, nada de especial", diz.
Texto: Ana Filipe Silveira com Dúlio Silva; Fotos: Reprodução redes sociais
Siga a Nova Gente no Instagram