Nacional
Ana Catharina do Big Brother

Assume bipolaridade e revela caso com jogador da Seleção Nacional

Sáb, 20/06/2020 - 14:42

Ana Catharina falou abertamente da bipolaridade, uma patologia psiquiátrica crónica, perante o mundo online. Já dentro da casa, assumiu que já teve um caso com um jogador da Seleção Nacional

Ana Catharina assumiu, perante o mundo online, que sofre de doença bipolar. A concorrente do Big Brother, da TVI, falou abertamente sobre esta patologia psiquiátrica crónica num texto publicado na plataforma Crowd Surf, dedicada a contar histórias de mulheres brasileiras que vivem em países que não o seu.

De acordo com a terapeuta de reiki e instrutora de yoga, de 29 anos, tudo começou porque Ana Catharina tinha «tudo o que queria»: «uma vida de atriz em ascensão, um livro publicado, publicidade que me gerava rendimentos, aulas de yoga, trabalhos com produção cultural, uma pequena empresa de pães integrais, um apartamento numa das consideradas ‘melhores’ áreas do Rio [de Janeiro] e, no meio disso tudo, ainda tirava um curso numa faculdade de teatro», enumera.

Foi então que a sua vida «perdeu o sentido», embora a concorrente frise que «estava a fazer tudo o que gostava». «Por que o meu cabelo caia, as minhas unhas quebravam e o buraco negro da depressão começou a aparecer de novo? Síndrome do pânico. Compulsão alimentar. Outra vez? E lá estava eu, novamente, a tomar uma infinidade de remédios. Entre eles o que nunca tinha largado: um estabilizador de humor para me manter unipolar», assume.

«Transtorno maníaco-depressivo»

No mesmo texto, partilhado no início de 2017, a concorrente do BB2020 explica só, até então, só assim conseguia «evitar as crises de euforia e depressão» e «’tratar’» o seu «transtorno maníaco-depressivo». Mas a medicação resolveu tudo. «A minha fase de depressão não estava relacionada com desequilíbrios químicos no meu cérebro que precisavam ser balanceados com remédios. Eu estava medicada, mas os comprimidos só me traziam uma dose de força para continuar a  minha vida ‘estabilizada’. A minha alma estava a gritar por socorro, por mudança», desafaba.

O quinto curso universitário que estava a tirar foi interrompido (tal como os quatro anteriores o tinham sido). Ana Catharina despojou-se de todos os bens materiais e meteu-se a caminho: «Vendi o meu computador, todas as minhas roupas e cada móvel que me restava. Vendi também a falta de tempo para comer, os preços absurdos de Copacabana, o conceito ‘trabalhar e pagar aluguer’, larguei o modo comercial de fazer arte, larguei os cigarros e todos os meus remédios para me medicar com um verbo: viajar».

A sua primeira paragem foi Portugal, passando depois pela Índia, Irlanda e Tailândia, onde viveu com monges no meio da floresta. «Comecei a curar meus medos. (…) Ouvi a voz da minha alma», escreve.

O caso com um jogador da Seleção Nacional

Esta quinta-feira, 18 de junho, Ana Catharina voltou a falar do caso amoroso que teve com um futebolista da Seleção Nacional. «Eu tive uns namorados bem bonitos», começou por dizer. «Já fiquei com um jogador de futebol, que jogava até aqui na seleção de Portugal. Conheci-o num restaurante no Rio de Janeiro… », recordou, em conversa com Soraia.

Já no início do mês, a brasileira tinha falado aos companheiros da casa mais vigiada do País como foi o seu namoro com Jesus Luz, o Dj que acabou por manter um relacionamento com a cantora norte-americana Madonna. Nessa altura, tinha revelado o seu namoro com um futebolista.

Ana Catharina nunca adiantou a sua identidade.

A concorrente brasileira é uma das nomeadas desta semana juntamente com Pedro Alves e Angélica. Um deles abandona o reality show este domingo, dia 21 de junho.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram