Nacional
Ágata

Em lágrimas, abre o coração e fala sobre o cancro e a magreza

Qua, 12/06/2019 - 21:43

Ágata esteve n'O Programa da Cristina e abriu o coração numa conversa intimista com Cristina Ferreira

Ágata esteve à conversa com Cristina Ferreira, n'O Programa da Cristina, esta quarta-feira, dia 12 de junho, após ter surpreendido os fãs ao aparecer muito mais magra. A cantora recordou a doença que enfrentou nos últimos meses - um cancro na bexiga - a par de todas as dificuldades que tem enfrentado e acabou por se emocionar e soltar algumas lágrimas.

Ágata assumiu que não quis partilhar o período em que esteve doente e que preferiu ficar mais resguardada durante o processo de tratamento. «Partilhar para quê? Há muita gente má à nossa volta e quando nós estamos mal, há-de haver sempre alguém que diga: 'Deus queira que ela vá abaixo'», confidenciou a cantora.

«Fez-se o diagnóstico e era maligno»

Durante a conversa com a apresentadora Cristina Ferreira e o colega Cláudio Ramos, Ágata acabou por revelar como foi o momento em que descobriu que tinha um tumor na bexiga. «Foi realmente muito complicado. Eu andava sempre a caminho da casa de banho e não achava isso normal, entretanto fui a um médico e fiz uma ecografia mas ele disse-me que tinha uma bexiga hiperativa. Eu não acreditei e fui a um outro médico que me passou um exame mais específico e que detetou um polipo na bexiga. Depois fez-se o diagnóstico e era maligno», recordou a cantora.

A fé e o otimismo ajudaram Ágata a superar os momentos mais difíceis. «Foi um 'cagaço'. Mas nós temos de ter o coração em Deus e temos de abolir todas essas más energias do nosso pensamento», disse a cantora, que acabou por admitir que o aparecimento deste tumor pode estar relacionado com a fase emocional que estava a viver e que a deixou mais fragilizada. «Aconteceram muitas coisas na minha vida que mexeram muito comigo, eu sou uma pessoa muito sentimental e, provavelmente foi por aí, mas eu tento sempre ultrapassar tudo. Sou uma pessoa com muita fé, creio que já estou curada e que Deus tem grandes planos para a minha vida», afirmou Ágata.

«Estava quase com 90 quilos»

A cirurgia bariátrica realizada pela cantora que a fez perder 20 quilos em sete meses foi também um dos temas abordados durante a conversa com Cristina Ferreira. A cantora revelou o motivo que a levou a recorrer à cirurgia, confidenciando que foi uma opção ponderada, após muitas dietas mal-sucedidas. «Optei por fazer porque estava quase com 90 quilos. As dietas que eu fazia eram todas iô-iô, até que me cansei. Fui a uma consulta e disse que queria ser operada. Não conseguia estar em palco, não me sentia bem comigo própria, nada me servia», revelou a cantora.

Separada do ex-marido, Francisco Carvalho, Ágata assume que está a iniciar um novo ciclo na sua vida, agora mais focada em si e pronta para novos desafios profissionais. «Neste momento, estou a organizar a minha vida e os meus espetáculos... Estou a pensar mais em mim», partilhou a apresentadora, agradecendo o apoio do público que a tem acompanhado ao longo da sua carreira. «Estou a viver o meu sonho de 'reaparecer' e de mostrar realmente quem eu sou porque eu sei que sou uma diva. E quem faz de mim a pessoa que sou é o meu público que está sempre ao meu lado e que me incentiva», disse a cantora.

«Nada me deita abaixo»

Ágata recordou ainda a situação do seu filho mais velho, Marco de Sousa Caneira, de 38 anos, que foi condenado por violação, mostrando o seu amor incondicional. «Eu estou sempre com os meus filhos, nunca os abandono, creio neles. Começou tudo mal, fomos muito mal aconselhados. Muitas pessoas tentam invadir as pessoas que estão à minha volta para me sacrificarem, mas nada me deita abaixo porque sei que Deus é grande e que a justiça tem de ser feita», referiu a cantora.

Nas palavras da cantora, esta fase difícil que viveu nos últimos meses, «é um ciclo que está prestes a acabar. A partir de agosto, as coisas vão mudar muito na minha vida e Deus está comigo», adiantou a cantora, relembrando mais uma vez a força da sua fé. «Quando me ajoelho no quarto, eu falo com Deus e ele tenta dar-me aquilo que eu preciso», confidenciou Ágata que não conteve as lágrima,s neste momento, mas que logo rematou: «Mas sinto-me feliz. Feliz porque perdi 20 quilos em sete meses... Feliz porque adquiri novos amigos».

Texto: Sofia Santos Cardoso e redação WIN - Conteúdos Digitais; Foto: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram