Nacional
Adele

"Cópia escancarada". Cantora é acusada de plágio por conhecido cantor brasileiro

Qua, 20/10/2021 - 18:55

Adele está a ser acusada de plágio. Em causa estão os temas "Million Years Ago", lançado em 2015 pela cantora britânica, e "Mulheres", eternizado em 1995 por Martinho da Vila.

Adele regressou à ribalta depois de seis anos afastada e já está envolvida em polémica. O artista brasileiro Toninho Geraes está a acusar a cantora britânica de ter plagiado o tema "Mulheres", escrito por si e eternizado em 1995 por Martinho da Vila.

"A melodia e a harmonia são iguais, é uma cópia escancarada", disse à imprensa brasileira, referindo-se à canção de Adele "Million Years Ago", editada de 2015 e incluida no álbum "25".

O advogado de Toninho Geraes, Fredímio Trotta, explicou que a britânica, o produtor Greg Kurstin e a editora XL Recordings já receberam três notificações, mas até agora não obteve qualquer resposta. A Sony Music, que também foi notificada, reneteu justificações para aqueles três, alegando ser apenas "distribuidora" daquele single em território brasileiro.

Toninho quer ver os seus créditos de coautor identificados no tema cantado por Adele, receber as royalties e uma indemnização por danos morais.

Ouça em baixo os dois temas:

 

Depois da paragem, Adele lança, no dia 19 de novembro, intitulado "30". O single "Easy on me" foi lançado no passado dia 14 e já bateu recordes, incluindo no Spotify, onde se tornou a mais ouvida em apenas 24 horas. 

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram