Saúde e Beleza
2019 é que vai ser

Já não desculpas para não ter o corpo que quer

Ter, 15/01/2019 - 08:00

Ano Novo, tendências novas. Prepare-se para os treinos e não deixe que a gordura em excesso tome conta do seu corpo.

Artigo de Opinião

Por Nuno Neves

Estou certo de que, um dos seus desejos para este novo ano, é algo relacionado com a sua saúde. Algo como melhorar a assiduidade no ginásio para poder vir a ter aquele corpo de sonho. E tantas vezes que, com certeza, diz: «este ano é que é!»... Acontece que, na maior parte das vezes, não sabemos por onde começar nem o que fazer. E isto tem que ver com a motivação - ou com falta dela – e com o desconhecimento sobre as opções que existem, atualmente, na área do exercício que nos ajudam a atingir os resultados que pretendemos.

Todos os anos, a American Colege of Sport Medicine (ACSM) – uma reputada organização americana que se dedica ao estudo da medicina desportiva e do exercício - lança um TOP 20 de novas tendências nesta área. Neste caso, deixo-vos o TOP 5, ou seja, as cinco grandes tendências desportivas e ao nível do exercício para este novo ano de 2019.

1. Tecnologias Wearable (relógios, pulseiras, óculos e roupa)

Tratam-se de dispositivos inteligentes que usamos como acessórios. Com estes wearable, a prática dos exercícios tende a tornar-se objetiva, pois conseguiremos obter informações úteis e interessantes sobre as nossas caminhadas, pedaladas, etc., em tempo real. Também ajudam a medir o nosso desempenho e a avaliar os benefícios da atividade que praticamos.

No futuro, acredita-se que dados sobre seus batimentos cardíacos, calorias e/ou tempo de treino poderão ser vistos, instantaneamente, também nos seus óculos.

2. Treino em grupo

Treinar sozinha(o) em casa ou na rua pode ser bom para se conectar com o seu corpo e com a sua mente e, sem dúvida que, assim, economiza tempo e dinheiro. No entanto, deve sempre alternar este treino com atividades em grupo - por exemplo, aulas de Body Combat, Body Pump, Cross Fit, Ioga, Pilates. Além de servirem como motivação extra, permitem-lhe conhecer novas pessoas, faltar menos ao treino e garantir uma energia extra para atingir os resultados que tanto deseja.

3. HIIT

HIIT é a sigla para a expressão High Intensity Interval Training. Este é um método de treino inovador, estudado com o intuito de rentabilizar o treino de perda de peso em qualquer lugar. Este método de treino já inspirou diferentes programas de exercícios que têm como principal foco a queima de massa gorda de uma forma mais eficaz, aumentando, consequentemente, a tonificação muscular.

O HIIT revolucionou o mundo do treino convencional, otimizando o tempo da queima de gordura. Simplificando: com menos tempo de treino é possível obter grandes resultados, desde que a variável intensidade seja aumentada.

4. Treino para adultos de idade avançada

Ninguém vai para novo. Já conhecemos bem a expressão. Por isso há que saber envelhecer. A atividade física em idades mais avançadas é fundamental para a manutenção de uma vida autónoma, independente e sem dor. Isto sim, é viver com qualidade. Diversos estudos provam que a prática de exercício físico melhora as funções cognitivas, nomeadamente, a memória. Caminhadas, alongamentos e exercícios de mobilidade articular melhoram também a atenção, a agilidade e o humor.

5. Peso do corpo (treino calisténico)

O termo calisténico tem origem em duas palavras do grego antigo: kalos – que significa beleza - e sthenos – que quer dizer força. Trata-se de um tipo de treino realizado apenas com o peso do próprio corpo.

Para muitas pessoas, começar uma atividade física num ginásio pode ser um passo bem desafiante. Para além de constituir um gasto extra mensal, começar a frequentar o ginásio pode ser algo bastante intimidador, isto no caso de não ter o acompanhamento certo. Mas, com o treino calisténico, não tem desculpas: esta é sem dúvida a melhor opção para começar já a praticar exercício físicos, pois não tem custos, não tem horários e pode ser feito em qualquer lugar. Faça flexões, elevações, agachamentos ou fundos, usando apenas o seu peso. Afinal, se não aguentar consigo mesmo, quem é que aguenta?

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depende do volume das mensagens recebidas dos leitores.

Texto: Nuno Neves, Personal Trainer; Fotos: Nuno Moreira

Siga a Nova Gente no Instagram