Saúde e Beleza
2019 é o seu ano. Invista em si

Tudo o que precisa de saber antes de fazer uma cirurgia plástica

Ter, 08/01/2019 - 15:12

A cirurgia plástica é cada vez mais utilizada para realizar certas e determinadas correções do corpo. No entanto, há diversos passos que devem ser seguidos à risca, antes de entrar no bloco operatório.

Artigo de opinião

Por Tiago Baptista Fernandes

Fazer exercício, comer adequadamente, e descansar o suficiente, são princípios básicos para que a saúde melhore, mas igualmente importante, é ter confiança em si próprio.

A cirurgia plástica tem a capacidade de alterar vidas e realizar sonhos, transformando partes do corpo com ou sem deformação à nascença, correções de acidentes ou cirurgias, ou na eterna busca humana em parar, atenuar e reverter o efeito do tempo no nosso corpo.

A cirurgia plástica e os procedimentos estéticos são cada vez mais procurados tanto pela evolução científica que a especialidade tem tido, como pelos benefícios físicos e psicológicos que provocam:

- Segurança: A segurança dos procedimentos é cada vez maior, enquanto tratamentos médicos e na especialidade da Cirurgia Plástica. É fundamental realizar procedimentos com profissionais habilitados a fazer determinado procedimento. Para garantir que os médicos são cirurgiões plásticos é possível consultar o website da Ordem do Médicos ou junto da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

- Naturalidade: A naturalidade dos resultados tem aumentado significativamente e deverá ser uma preocupação contante de quem deseja modificar algo, como do seu médico. Deve ser pedido ao médico casos clínicos semelhantes, para o médico mostrar o que já fez, de modo a ponderar se é o especialista indicado para o seu caso e poder tomar a melhor decisão.

- Acessibilidade: Os procedimentos de medicina estética e cirurgia plástica, tanto pela disponibilidade de oferta como pelos preços estão mais acessíveis. A oferta é muita e podemos pesquisar muita informação sobre os procedimentos e sobre os profissionais na internet. Verifique a credibilidade dos sites em que procura informação. As críticas ou reviews, disponíveis em motores de pesquisa ou redes sociais são um bom indicador do nível de satisfação de um médico ou clínica.

- Autoestima: Gostarmos da nossa aparência ou estarmos confortáveis com a mesma é, para a maioria de nós, fundamental para sentirmo-nos bem. É muito importante ter empatia e sintonia com o seu cirurgião, pois ambos devem estar à procura do mesmo resultado, de modo a fortalecer a confiança e autoestima de quem deseja mudar.

(Veja quais os diagnósticos e procedimentos mais comuns para os vários casos na nossa galeria)

Todos estes diagnósticos têm solução através da cirurgia plástica, mas é fundamental explicar detalhadamente o que é possível fazer e quais os riscos existentes, pois expectativas irrealistas podem levar à insatisfação face ao resultado final.​

Por isso em 2019, dê primazia à sua saúde e autoestima. Invista em si, pois o mais importante é ser feliz. 

Até à próxima semana.

Tire as suas dúvidas 

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depende do volume das mensagens recebidas dos leitores.

Texto: Tiago Baptista Fernandes; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram