Saúde e Beleza
Vida Sem Lactose

Não é difícil, mas tem custos

Sex, 05/07/2013 - 14:21

Para alguns é obrigatório tirá-la da mesa, outros têm apenas que diminui-la. Conheça a intolerância a esta substância e saiba com excluí-la da sua vida.

"A população nacional que sofre de intolerância à lactose é um grupo importante e numeroso”, garante Eduarda Alves, nutricionista, dietista e responsável pelo site Clínica dos Alimentos. Depois dos 40 anos, esta é uma patologia frequente no nosso território, atingindo mais de 30 por cento dos portugueses.

Os intolerantes não produzem lactase, a enzima que faz a hidrólise da lactose, o açúcar do leite: a enzima processa-a dentro do organismo. A intolerância pode ser forte, ligeira ou intermédia. Para os muitos intolerantes é fundamental evitar determinados alimentos – a começar pelo leite, o principal, mas não o único. Há muitos produtos que têm leite em pó sem que o saibamos. 

BEBÉS E GRÁVIDAS - como fazer

Alguns bebés e grávidas podem fazer parte do grupo populacional intolerante à lactose. Mas não há problema, porque existem produtos para estes casos.

? Bebés: Para os mais pequenos com intolerância a esta substância, já existe no mercado uma grande variedade de fórmulas lácteas sem lactose. Há produtos para as várias faixas etárias da infância, desde o nascimento. Use papas não lácteas: as lácteas contêm leite com lactose. Adicione às não lácteas leite sem lactose.

? Grávidas: Também estão “servidas” de alimentos sem lactose, e o seu caso é parecido com o do resto da população, mas com algumas particularidades. Não há produtos sem lactose específicos para a gravidez (com mais cálcio, minerais, vitaminas e ácido fólico), mas estas lacunas podem ser compensadas no resto da alimentação da grávida. Se for o seu caso, procure a informação nos rótulos e peça ajuda a um nutricionista. 

PRODUTOS - são mais caros

• Os produtos sem lactose são ainda mais caros do que os normais, uma preocupação para quem sofre desta intolerância ou alergia. Isso tem que ver com o facto de serem criados a uma escala menor, já que não se dirigem a toda a população. Também empregam processos tecnológicos mais caros.

• Alguns intolerantes à lactose preferem leite de cabra, que já existe nalguns supermercados, mas ainda são poucas essas lojas, pelo que não é das opções mais viáveis... Se viver na província, perto de uma quinta com animais, poderá ser mais fácil... mesmo assim, são cada vez mais as marcas de produtos sem lactose.

DIETA - sem lactose

? Como se faz: Tanto para crianças como adultos, um nutricionista pode adaptar o seu plano alimentar a esta necessidade, retirando-lhe a lactose.

? Cuidados adicionais: Os especialistas aconselham estes pacientes a observar cuidadosamente a informação dos alimentos comprados. Muitos produtos contêm leite em pó adicionado, esse inclui lactose e pode provocar crises de intolerância ou alergia, ou, pelo menos, alguns sintomas.

? É fácil? Fazer uma alimentação totalmente sem lactose não é fácil mas é possível. Implica estar muito atento à descrição daqueles alimentos que nunca imaginávamos que contivessem leite em pó. Como - lidar com o problema

? Crianças: Uma prática que ajuda a evitar a intolerância ou alergia é a de serem amamentadas até o mais tarde possível. Ficam mais protegidas contra esta patologia.

? Riscos: Quem faz dieta sem lactose tem de fazer compensação de cálcio, porque, ao beber leite “tratado”, o cálcio não é tão bem assimilado pelo organismo: a lactose ajuda na absorção. Uma alternativa é comer queijo magro ou meio gordo em vez de leite.

COMBATER a intolerância

? Alimentos com cálcio: Ajudam-nos contra a carência de cálcio provocada pelos produtos sem lactose. São eles a couve portuguesa, sardinha (especialmente em conserva, porque nesse caso comemos a espinha, rica em cálcio), couve-flor, sementes de girassol, aveia, feijão, grão, lentilhas (cheias de cálcio e injustamente esquecidas na nossa alimentação) e nozes.

? Intolerância em detalhe: Pode surgir, a partir dos 40 anos, por défice enzimático, mas também pode estar associada a colites, síndroma do cólon irritável, doença celíaca e outras intolerâncias e alergias alimentares. Também pode surgir a seguir a uma ou várias gastroenterites ou intoxicações alimentares. Ou ainda devido a medicações prolongadas que desequilibrem a flora intestinal e o organismo.

SINTOMAS e conselhos

? Sintomas de intolerância: Distensão abdominal, flatulência, dores intestinais, diarreia e ou obstipação (podem alternar).

? Baixa intolerância: Quem sofre de intolerância em menor grau pode consumir pequenas quantidades de certos produtos com lactose. É o caso dos iogurtes sólidos, já que, no fabrico deste alimento, há um processamento parcial da lactose, que, assim, já não tem de ser totalmente feito pelo corpo. E também há iogurtes completamente livres de lactose. Os iogurtes líquidos têm mais lactose que os sólidos.

? Sugestão: Em casa, faça iogurtes ou gelados usando leite sem lactose.

Siga a Nova Gente no Instagram