Nacional Ver Video
Recorde a vida de Mário Soares

A história do antigo Presidente da República

Sáb, 07/01/2017 - 17:15

Veja o vídeo da história de vida de Mário Soares.

Mário Soares deixou-nos este sábado, dia 7 de Janeiro, depois de quase um mês em estado muito crítico, no Hospital da Cruz Vermelha.

Leia a retrospetiva da vida do antigo Presidente da República e recorde a sua biografia:

"Mário Soares | Animal político, resistente, combatente, sempre se mostrou à frente do tempo. Para a maioria dos portugueses pós-25 de Abril, era carinhosamente tratado por "Bochechas". Na rua, foi mimado com o slogan "Soares é fixe"; como mote de campanha que ficou para a posteridade, era o "Presidente de todos os portugueses". Foi um político extraordinário que não esqueceu a condição de homem comum, bonacheirão, atencioso, amante dos melhores confortos, não dispensando um bom almoço ou uma sesta retemperadora, e capaz de expor publicamente dúvidas e hesitações, dialogando de igual para igual com a alta esfera do Poder internacional ou com o comum dos cidadãos, privilegiando o contacto com as populações, eternizado nas diversas "Presidências abertas" por todo o País.

 

Mário Alberto Nobre Lopes Soares, talvez o político português mais emblemático do último século, nasceu em Lisboa, a 7 de Dezembro de 1924. O pai, João Lopes Soares (1878-1970), foi professor, pedagogo e político da Primeira República, tendo fundado o Colégio Moderno, em Lisboa, e sido padre durante algum tempo, antes de casar com Elisa Nobre Baptista (1887-1955). Antes do casamento, João Lopes Soares teve ainda um outro filho, de mãe desconhecida, de seu nome Tertuliano Lopes Soares, enquanto de um casamento anterior, Elisa teve dois filhos, J. Nobre Baptista e Cândido Nobre Baptista.

 

Mário Soares foi educado na religião católica romana, mas acabou por se identificar e classificar como republicano, laico e socialista. Casou com Maria de Jesus Simões Barroso Soares em 1949, com quem teve dois filhos (Isabel, psicóloga e diretora do Colégio Moderno; e João, advogado, deputado da Assembleia da República, ex-deputado do Parlamento Europeu, ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e ex-ministro da Cultura do atual Governo), os quais o presentearam ao longo da sua vida com cinco netos: Inês, Mafalda, Mário, Jonas e Lilah.

 

Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, corria o ano de 1951, e em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, seis anos mais tarde. Foi professor do ensino secundário e diretor do Colégio Moderno, fundado pelo pai. 

 

Exerceu Advocacia durante largos anos e, quando do exílio em França, foi "Chargé de Cours" nas Universidades de Vincennes (Paris VIII) e da Sorbonne (Paris IV) e professor associado na Faculdade de Letras da Universidade da Alta Bretanha (Rennes) – uma das universidades de que é doutor "Honoris Causa". "

 

Leia na íntegra a história de Mário Soares AQUI!

 

Texto: Impala

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram