Sabores
Receitas

Doce de torta de castnha avelã

Ter, 03/01/2017 - 12:00

Celebre o São Martinho com originalidade!

Receitas: Torta de castanha e avelã

Siga o modo de preparação desta receita e confecione sem dificuldades esta tentação com castanhas perfeita para servir à sobremesa no dia de São Martinho.


 

12 fatias

Tempo de preparação: 1 h 20 min.

Frigorifico: 3 dias

Grau de dificuldade: Fácil

Congelador: 15 dias


 

Ingredientes:

MASSA:

5 ovos

125 g de açúcar

80 g de farinha com fermento

1 c. (de sobremesa ) de canela em pó

manteiga, farinha e açúcar q.b.

CREME:

400 g de castanhas

100 g de açúcar

200 g de tablete de chocolate

150 g de miolo de avelã torrado

100 g de doce de ovos

sal, erva-doce e canela em pó q.b.


 

Preparação:

1- Ligue o forno a 180º C. Unte o tabuleiro do forno com manteiga, forre-o com papel vegetal e unte novamente. Polvilhe com farinha e reserve. Bata bem os ovos, junte-lhes o açúcar e bata mais um pouco. Envolva-lhes depois a farinha com a canela. Verta este preparado sobre o tabuleiro, leve a meio do forno e deixe cozer durante 15 minutos. Retire do forno, polvilhe com açúcar e deixe arrefecer um pouco. Vire a massa sobre um pano de cozinha, descole cuidadosamente o papel vegetal e reserve.

2- Prepare o creme: Coza as castanhas em água temperada com sal e erva-doce. Escorra-as, reservando 1 dl da água da cozedura, e descasque as castanhas. Reserve algumas para decorar e junte às restantes o açúcar e a água reservada. Triture bem até obter um puré e leve a lume brando a cozer, por dez minutos, mexendo sempre.

3- Retire o puré do lume e junte o chocolate partido em pedaços. Mexa bem para derreter. Deixe arrefecer, barre a massa com este creme e salpique com as avelãs picadas, reservando algumas inteiras para decorar. Enrole, cuidadosamente, com a ajuda do pano, até obter uma torta. Transfira-a para um prato e barre-a com o doce de ovos. Por fim, polvilhe a torta com canela em pó e decore com as castanhas e as avelãs reservadas.


 

Saboroso:

No final da preparação do creme, adicione um cálice de licor de café.