Nacional
As reações à morte de Mário Soares

As primeiras palavras de "adeus" ao antigo Presidente da República

Sáb, 07/01/2017 - 17:32

Veja quais foram as primeiras reações à triste notícia.

A notícia da morte de Mário Soares não deixou ninguém indiferente. Depois do comunicado do Hopsital da Cruz Vermelha informar que o político “faleceu às 15h38”, muitas foram as personalidades que lhe prestaram homenagem e lamentaram a perda do “grande.

 

A esfera política foi a primeira a prestar as condolências ao antigo colega. Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, fez um comunicado na televisão, lamentado o sucedido e recordando o papel que Soares teve politicamente. "Lutador pela liberdade que se tornou determinante na nossa democracia (...) defender a igualdade que permitisse a verdadeira liberdade. Conheceu a glória e o revés, os amores e desamores de cada instante. (...) Resta a Mário Soares como inspirador travar um verdadeiro combate, aquele em que estaremos todos com ele: o combate pela duradoura liberdade com justiça (...) No que era decisivo, ele foi sempre vencedor", disse Marcelo Rebelo de Sousa, recordando-o.

 

Já o Primeiro Ministro, António Costa, afirma que "devemos-lhe muito e ficamos para sempre eternamente gratos". Apesar de não cancelar a sua visita oficial à Índia, Costa e o governo decidiram decretar três dias de luto nacional, a começar a partir de segunda-feira.

 

O Partido Socialista partilhou um comunicado nas redes sociais a lamentar a perda do “pai” da democracia. "Este é um momento de profunda dor para todos os socialistas, que sabemos partilhada por tantos e tantos portugueses, que reconhecem em Mário soares uma figura maior da nossa democracia. Portugal perdeu hoje o pai da Liberdade e da Democracia, a personalidade e o rosto que os portugueses mais identificam com o regime nascido a 25 de abril de 1974".

 

A oposição também lamentou a morte de Soares. Pedro Passos Coelho disse que hoje “é um dia triste para todos os portugueses”. A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, lamentou a morte do antigo Presidente da República Mário Soares, destacando o seu "papel único na definição do Portugal Democrático Europeu".

 

No mundo do futebol, alguns membros também disseram palavras de condolência.

 

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol afirmou que “o seu combate por uma sociedade mais democrática, plural e progressista serviu e servirá sempre de referência a quem, como ele, amava profundamente e queria servir Portugal”.

 

O Presidente do Sport Lisboa e Benfica afirmou que "nesta hora de enorme perda para o país e para a lusofonia de uma grande personalidade, fundadora da democracia portuguesa, promotora da adesão de Portugal à União Europeia e titular dos principais cargos políticos de Portugal, em meu nome pessoal e do Sport Lisboa e Benfica expresso o mais profundo pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares e apresento à família e ao Partido Socialista, de que foi fundador, as mais sentidas condolências", lê-se no comunicado do clube 'encarnado' assinado por Luís Filipe Vieira.

 

 


 

Siga a Nova Gente no Instagram