Nacional
Polémica

Escola do Porto questiona orientação sexual de alunos de 9 anos

Qui, 11/10/2018 - 12:40

O inquérito feito a crianças do 5.º ano apanhou os pais desprevenidos que, após publicarem a imagem nas redes sociais, exigem esclarecimentos por parte da escola.

Foram várias as pessoas que esta quarta-feira, 10 de outubro, ficaram chocadas com um inquérito, que aborda questões sexuais das crianças, feito a alunos do 5.º ano da Escola Básica Francisco Torrinha, no Porto.

O País ficou a conhecer o caso após ter sido partilhado nas redes sociais uma imagem que se tornou viral que continha questões que muitos dos cibernautas consideraram «desapropriadas», «rídiculas», para crianças de nove anos.

«Namoras atualmente?» ou «Já namoraste anteriormente?», foram algumas das perguntas que constaram no questionário, no entanto a que gerou toda a polémica foi «Sinto-me atraído por homens, mulheres ou ambos?».

Assim que a imagem foi partilhada nas redes sociais tornou-se rapidamente viral tendo chegado a informação ao Ministério da Educação que já se pronunciou sobre o caso.

«O Ministério da Educação não conhecia o inquérito em questão. Sabe-se, para já, que é um caso isolado. O ME está a apurar informação junto do estabelecimento escolar em causa», afirma o gabinete de comunicação do Ministério da Educação.

Contactada pela Lusa, a Associação de Pais indicou a intenção de realizar uma reunião com a coordenação da escola para clarificar o caso, não pretendendo, antes disso, fazer declarações sobre o assunto.

De acordo com um encarregado de educação ouvido pela Lusa, numa reunião de pais dos alunos do 5.º ano os responsáveis pelos alunos «foram avisados da existência» da disciplina “Educação Sexual”, no âmbito da qual «se abordariam temas como as relações interpessoais e violência no namoro».

Os encarregados de educação receberam um papel em casa para autorizar a participação dos seus filhos nesta disciplina, mas não esperavam que fossem colocadas questões como estas, acrescentou o mesmo encarregado de educação.

ESPREITE: Rosa Grilo tramada pelo telemóvel do marido

Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram