Saúde e Beleza
Pintar o cabelo

Estas são as grandes tendências no que toca à cor para 2020

Ter, 10/03/2020 - 18:51

David Xavier, cabeleireiro de Sofia Ribeiro, Mariana Monteiro e Jessica Athayde construiu tendências de cabelo para 2020 para «mulheres comuns»

Depois de ter recebido várias mensagens com dúvidas face às tendências para o cabelo de mulher para 2020, sobretudo no que toca a cor e corte, decidi desmistificar aquilo que os ‘gurus’ do mundo dos cabeleireiros chamam de ‘moda de cabelos’.

Assim, decidi criar a minha própria coleção para este ano 2020, reinterpretando as disposições dadas como impostas por este mundo glamouroso.

Este ano, a base artística baseia-se nos criativos anos 70 e 80 na grande parte dos agentes de moda, o que representa, de forma geral, uma aposta em movimentos extravagantes e desconstruídos.

Ao contrário do que o leitor da NOVA GENTE poderá pensar, esta coleção está ao alcance de qualquer pessoa dita «comum» e não é um exclusivo de quem quer estar constantemente em cima da ‘moda’.

Tendo em conta todo este contexto, apresento a minha coleção intitulada ‘Just Be Your Self by David Xavier & Atelier Chiado’.

1. Corte «Reto» com coloração em «Ombré em Tons Quentes»

Ao contrário do que aconteceu o ano passado, para 2020, a tendência vai no sentido de um corte com pontas retas para o público feminino.

Esta opção não é restrita para cabelos lisos ou com tendência a lisos. Os cabelos cacheados ou crespos podem também adquirir esta estrutura sem qualquer problema.

O que é importante, nesta sugestão, é que o corte fique com as pontas alinhadas e os fios organizados.

No que toca cor, optei por um Ombré em tons quentes, isto é, vulgarmente conhecidos como os «tons canela, café e chocolate». Este tipo de coloração é uma boa opção para quem não quer fazer uma coloração global, ficando assim «livre» de idas constantes ao cabeleireiro.

2. Corte «Graduado a 90 graus» com coloração de «Balayage em dourado caramelo»

O «corte graduado a 90 graus» dá às mulheres com os cabelos longos bastante versatilidade quanto aos penteados. Com este corte, poderá fazer desde caracóis, a apanhados, a tranças, a um simples cabelo liso.

Em alternativa, pode optar por este que sugiro na imagem, um clássico bem ao estilo da Kérastase e L’Óreal, cheio de caracóis glamorosos.

A cor escolhida para este visual é uma «balayage em dourado caramelo». 

Esta opção de coloração ajuda a criar uma ideia de profundidade, o que torna os cabelos compridos e de tons dourados mais luminosos e mais vistosos. 

3. Corte «Bob Desconectado» com coloração em «tons lavanda»

Este tipo de estilo de corte permite a libertação total das mulheres em relação aos cabelos compridos. 

Para além disso, o Corte de Bob é uma opção possível para quase todos os tipos de cabelo, ficando, na maioria das vezes, perfeito em qualquer mulher, dando-lhe elegância e glamour.

Quanto à cor, optei por uma das cores fantasia que mais marca a tendência para este ano – o lavanda. Esta cor é um «lavanda irisado», ou seja, uma mistura de um violeta pastel com rosa. É aconselhado a mulheres mais arrojadas e com vontade de mudar radicalmente de visual. 

4. Corte de Bob Reto Longo com coloração em mognos 

Apesar da moda de cabelos ditar a tendência para um corte mais curto para este ano, esse facto não impede que não haja «alternativas longas».

Esta opção dá outras hipóteses a quem não está disponível a fazer uso da tesoura com a regularidade que qualquer cabeleireiro desejaria que houvesse por parte das clientes.

A grande diferença para quem optar por este modelo é a de manter os fios ordenados e bem geométricos, criando assim um peso, um estrutura que faz relembrar alguns cortes clássicos dos anos 70 e 80.
Neste visual, optei por fazer uma coloração em tons de mognos, um autêntico revivalismo dos excêntricos anos 80. Estes mognos baseiam-se numa mistura de castanhos achocolatados com toques avermelhados de cobre.

5. Corte de Graduação Ligeira com coloração de «BabyLights»

O ‘bob de graduação ligeira’ caracteriza-se por uma base mais reta com uma ligeira graduação internas (nas mechas), o que permite dar um ar jovem e estiloso a todas as mulheres que optem por este look.
Quanto às ‘babylights’, esta técnica baseia-se numas madeixas tricotadas de uma maneira muito fina. Deste modo, o cabelo mantém um ar natural e fresco. 

Crónica de David Xavier com o apoio da L’Óreal Professionnel ; Fotos: JOHNNY’S ON SET

Siga a Nova Gente no Instagram