Há uma percepção, talvez errónea, dada mesmo pela própria classe política, que os políticos sabem falar de tudo e conhecem, de trás para a frente, o código civil e o penal.
Infelizmente, esta atitude de Matos Fernandes não é única no Mundo. É por consecutivos desprezos pelos alertas das associações ambientais que estamos a cerca de seis anos de atingir “o ponto de não retorno”, aquele em que nada mais poderemos fazer para salvar a Humanidade de uma catástrofe ambiental.
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR descobriu a prática bárbara de tubarões. A Comissão de Pescas do Parlamento um novo Regulamento para proibir o comércio de barbatanas de uma espécie que já se encontra em extinção.
O confronto entre duas realidades na gestão da pandemia. Por um lado, os eventos religiosos são permitidos pela Direcção-Geral de Saúde, por outro os eventos culturais são permitidos.
Em pleno século XXI, num país que se considera desenvolvido, 18,9% dos portugueses, contra 6,9% da média europeia, passam frio na sua habitação porque não têm dinheiro suficiente para o aquecimento.
Todos os indícios científicos apontam para que este vírus tenha passado de um animal selvagem, mas comercializado para consumo humano, num mercado húmido na República Popular da China, e que depois se propagou rapidamente pelo Globo devido à nossa interação e interligação transnacional galopante.
Os sectores da carne e lacticínios, como forma de darem resposta à procura e ao sistema globalizado que rege as nossas sociedades, têm vindo a perpetuar um modo de produção que contraria qualquer princípio de respeito pela vida animal.
Neste plano vemos cortes salariais, reestruturação e redução da frota, tal como de rotas comerciais mas fica uma pergunta pendente. Visto que o Estado já era accionista da TAP porque é que nunca foi estudada a possibilidade de se privatizar na totalidade a companhia?
A primeira‑dama não é um cargo de eleição, nem de nomeação; contudo, desempenha um papel significativo na presidência e o mesmo sucede com o segundo‑cavalheiro.
Karoshi, que pode ser traduzido do japonês como “a morte por excesso de trabalho”, é um conceito que vigora cada vez mais nos nossos dias. Cada vez mais pessoas têm esgotamentos e depressões decorrentes do trabalho excessivo.