Realeza
O funeral da rainha Isabel II está pronto

Já se conhecem os dias após a morte da rainha de Inglaterra

Qui, 12/01/2017 - 08:45

A forte constipação da rainha Isabel II e que a obrigou a cancelar os festejos de Natal, preocupou os britânicos. Agora sabe-se que já está tudo preparado para a sua morte.

Se as dúvidas de quem assumirá o trono após a morte de Isabel II se mantêm. Podendo ser o príncipe Carlos ou o seu filho William, os dias depois do falecimento já estão definidos, segundo avançam especialistas ao jornal Business Insider UK. Ainda em relação à transição de um monarca para o outro, apenas e sabe que existe um plano, intitulado "Bridge".

O anúncio da sua morte será feito através de um comunicado do Palácio de Buckingham e transmitido pelo canal estatal, a BBC. De seguida, os funcionários do palácio sairão do mesmo e serão disponibilizados livros de condolências, que já se encontram nas diversas embaixadas e nos muitos consulados espalhados pelo mundo.

Será decretado funeral de estado, tendo a obrigatoriedade de passar 12 dias entre a morte e o funeral da rainha. O caixão com os restos mortais estará em câmara-ardente durante três dias, em Westminster Hall. Durante uma hora por dia, os súbditos poderão prestar as suas homenagens. Já o dia do funeral passará a ser feriado nacional e contará com as presenças  de representantes de todas as casas reais, Chefes de Estado e de governo e instituições ligadas à casa real. As cerimónias fúnebres serão conduzidas pelo arcebispo de Cantuária, Justin Welby.

Quanto ao enterro, a rainha Isabel II poderá ser sepultada em três locais. As possíveis escolhas recaem sobre o Castelo de Balmoral, na Escócia, uma propriedade de Sandringham e a capela de St. George, em Windsor, onde estão os restos mortais do seu pai George VI.

Texto: Pedro Ramos Bichardo | Fotos: D.R.

Siga a Nova Gente no Instagram