Saúde e Beleza
Nutrição

Como prevenir o aumento de peso no Natal

Sáb, 26/12/2020 - 09:10

Na época natalícia, pode ser difícil para alguns evitar uns quilinhos a mais. Mas existem tratamentos e métodos que podem reduzir o impacto desses excessos e reverter as suas "pesadas" consequências para a saúde no Ano Novo que se aproxima.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Durante as festas o perímetro abdominal tem tendência a aumentar porque o auto-contrôlo comportamental diminui. Enquanto as comidas e bebidas abundam livremente, a moderação está em baixa e as atividades sedentárias estão na ordem do dia.

O aumento de peso torna-se tão comum que se leva a brincar, mas o assunto é sério!

A obesidade é um problema sempre crescente, e preveni-la apenas com práticas comportamentais mais saudáveis pode não resultar para quem já tem excesso de peso. Em média, as pessoas aumentam 400 gramas a um quilo cada ano, e isso acontece normalmente durante o período de férias, como este.

A investigação tem demonstrado que quando se ganha peso nesta época, raramente se consegue perdê-lo após os enfeites terem descido da árvore de Natal. À medida que o tempo vai passando, este tipo de sobrepeso sazonal vai aumentando.

Os autores de um estudo recente acreditam que esta altura pode ser o tempo ideal para reduzir o impacto da obesidade a nível mundial. Focando a nossa atenção nesta época em que o acréscimo de peso é mais significativo, pode ser possível retardar o seu aumento anual, de uma maneira geral.

Pesar-se e anotar o seu peso ao acordar, bem como monitorizar as suas refeições ao longo do dia para verificar as variações de peso e o progresso feito nos objectivos de redução a alcançar, é um hábito comportamental muito útil para potenciar os resultados do Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental com Modelação Corporal da Clínica do Tempo®.

Sabemos que pode ser aborrecido e trabalhoso preencher diariamente um Diário Alimentar, mas é muito útil para se compreender como o nosso corpo funciona e reage face aos nossos hábitos alimentares, de modo a poder controlar a nossa fome e, mais importante ainda, a nossa vontade de comer.

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram