Nacional
A verdade sobre o desaparecimento de Zé do Pipo

«Foi ao banco e à farmácia» e nunca mais ninguém o viu

Qui, 08/11/2018 - 11:25

Nuno Batista, que encarnava a personagem Zé do Pipo, sofre de uma depressão grave e foi a doença que o afastou dos palcos

Nuno Batista, de 40 anos, que encarnava a personagem Zé do Pipo, desapareceu na segunda-feira. O carro do cantor já foi encontrado perto de uma ravina em Peniche, a cerca de 30 quilómetros da residência do cantor, em Óbidos. O site da Nova Gente falou com o manager, Luís Martins, que nos revelou os passos dados por Nuno no dia do desaparecimento.

De acordo com o agente, o artista saiu de casa dizendo à mulher que «ia ao banco e à farmácia comprar mais medicamentos». E realmente foi. Passou pelo banco, onde já foram confirmados registos, fez pagamentos na farmácia, também já verificados pela mulher, e, a seguir, nunca mais ninguém soube do seu paradeiro.

Tudo aconteceu na segunda-feira, pelas 14h00. A viatura foi encontrada perto do mar esta quarta-feira, dia 7 de novembro. Não há certezas de que tenha desaparecido no mar. «Só se sabe que está desaparecido», diz Luís Martins ao nosso site.

«A profissão não era compatível com a doença»

Seguido por um psiquiatra, Nuno Batista deu o último concerto no dia 11 de outubro. O médico concluiu que «a profissão era não era compatível com a doença».

«Ele estava doente, com uma depressão muito grande. Andávamos a ver se a coisa aguentava», explica. Mas a depressão acabou por ser mais forte do que o amor aos palcos e à personagem Zé do Pipo.

Nos últimos tempos, Luís e Nuno não estiveram juntos nos últimos tempos, mas o agente têm estado em contacto com a mulher. 

«A mulher falou em abrirem um café»

Para colmatar o afastamento dos palcos, «a mulher falou em abrirem um café». Os médicos aconselharam que Nuno deixasse de fazer as noitadas que fazia nos concertos e digressões. O casal queria, desta forma, encontrar um negócio no qual o cantor pudesse ter horários e rotinas mais controladas, conta-nos Luís Martins.  

A depressão «é um problema hereditário». Zé do Pipo já tinha tido outras crises e, por consequência, alguns concertos cancelados. 

«No dia 15 de agosto já tinha cancelado um concerto no norte e, há dois anos [em 2016], já tinha tido uma crise e teve de cancelar concertos nos Estados Unidos», finda.

Amigos chocados com o desaparecimento

A última publicação de Zé do Pipo no Facebook foi no dia 5 de outubro. Nesta, o artista anuncia uma atuação no programa da TVI Somos Portugal, no dia 7 de outubro, em Alvaiázere, no distrito de Leiria.

Também nesta rede social leem-se declarações ao cantor. «Onde andas Zé do Pipo? Onde estás Nuno? Diz-me que estás bem amigo» é uma das mensagens.

A família e os amigos não perdem a esperança e as buscas em Peniche continuam ao longo desta quinta-feira, dia 8 de novembro.

Veja um dos videoclipes do cantor.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Facebook

Siga a Nova Gente no Instagram