Nacional
Casados à Primeira Vista

Sónia explode perante os especialistas: «Estou a passar um frete»

Seg, 05/11/2018 - 08:40

As luas-de-mel de Casados à Primeira Vista chegaram ao fim e é tempo de falar com os especialistas para as grandes tomadas de decisões.

Os recém casados fizeram uma distante viagem rumo ao México para desfrutar da lua-de-mel. Distância é, também, uma das palavras que melhor descreve este casal formado no programa da SIC.

Apesar de várias tentativas de aproximação de João, Sónia continua a sentir-se «desconfortável» e só quer apanhar o primeiro avião para Lisboa.

«Temos problemas de comunicação, um pouco pela minha parte. Não me apetece comunicar», diz a jovem.

Mas a gota de água aconteceu mesmo quando, durante um jantar, o casal fala do futuro e João revela que, e segundo palavras de Sónia, a quer «obrigar» a continuar no programa, contra a sua vontade.

«Eu disse que não vale a pena pensar na casa quando chegarmos porque não queria continuar com isto. E então ele disse: ‘não queres? Mas só pela tua atitude e pela tua maneira de estar nestes dias, vais ter de ficar porque eu vou ficar os dois meses’. Vai-me obrigar a ficar o tempo todo do programa! Vai ser muito doloroso para mim…e também não vai ser bom para ele!», desabafa.

«Eu estou a passar um frete»

Perante a discussão, João volta a recorrer à ajuda dos especialistas. Na chamada, os terapeutas aconselham-no a pedir desculpa e a recomeçar do zero sem esperar nada em troca.

O arquiteto toma uma atitude e marca um jantar com Sónia.

«Quero te pedir desculpa por ontem sido um perfeito estúpido, um anormal. Acho que não percebeste bem o que quis dizer. O que eu te disse foi se podias mudar a tua cara..É que se estamos a apanhar frete…»

A nova mulher prontamente interrompe-o e afirma:

«Mas eu estou a passar um frete» . Sónia refere que finalmente o companheiro «mostrou o carácter» e que «não vale a pena» porque «não a vai enganar mais». «Eu disse-te claramente que não estou feliz , não quero continuar com isto e tu disseste que sim, só por causa da minha atitude ias ficar os dois meses»

«Dividir o mesmo espaço contigo foi uma experiência bastante difícil»

O drama está instalado. João pede um mojito duplo para o motivar a tentar convencer a concorrente. Mas a conversa continua a não correr da melhor forma.

João acha que a companheira o esteve a provocar «de propósito» para «chegar a Lisboa e dizer que não queria mais».

Já Sónia acha que o parceiro «viaja muito na maionese» e que, na verdade, «só quer paz».

«Este é o nosso último jantar, dou graças a Deus por ser o último. Estou muito feliz por ir embora amanhã. Da minha parte realmente houve aqui um erro desde o início porque não escolheram uma pessoa que efetivamente me preenche», desabafa. «Não acredito que o João fosse uma pessoa que me conseguisse seduzir ou compreender. Não dá para ser um casamento, não dá para ser uma relação mas pelo menos uma amizade poderia acontecer. Nem isso é possível! Dividir o mesmo espaço contigo foi uma experiência bastante difícil para mim. espero que não ponhas entrave nenhum ao divórcio. Tenho muita pena».

O jovem de Coimbra concordou com as palavras, afirmando: «Se no início achei que eras match, ao longo da semana, percebi que não». Depois das duras palavras de Sónia, João ainda pergunta se podem desfrutar do último jantar. «Não, não tenho a mínima vontade de aqui estar».

A única coisa que eu quero é sair desta situação o mais rápido possível. Assim que chegar a Lisboa, a primeira coisa que vou fazer é falar com os psicólogos e tentar arranjar a maneira possível de sair desta situação», ameaça.

O concorrente parece não desistir facilmente. «No que depender de mim, não vou desistir. Nunca desisto de nada. É um defeito e qualidade». O jantar termina com João sozinho à mesa, lavado em lágrimas.

«Tu nem pintado de cor-de-rosa»

De regresso a Lisboa, a tensão continua. No carro e a caminho do jantar onde vão conhecer os restantes concorrentes, Sónia continua com a mesma postura fria para com o marido. «Queres-te pintar de cor de rosa para ver se eu mudo de opinião? Tu nem pintado de cor-de-rosa…és tu! Tu és assim. Só de estar neste espaço eu fico nervosa», grita dentro do carro.

O jantar decorre num clima muito descontraído entre os casais presentes mas, inevitavelmente, começam a notar que Sónia e João estão com problemas. Em conversa com Eliana, a concorrente revela que não leva aliança e que não sente nada pelo novo marido.

À mesa, e contra a vontade de Sónia, as perguntas começam a surgir.

Concorrentes defendem João

De um modo um pouco agressivo, a recém casada explode: «Eu não consigo comunicar com o João. Não me identifico. E agora? Vão me apontar o dedo por isso?»

Ainda que tímido, João acaba por participar na conversa e continua com o seu foco. «Para mim, a Sónia é o match perfeito que sempre idealizei e eu sei que eu não sou o mesmo para ela». 

Rapidamente, os restantes concorrentes saem em defesa do arquiteto, defendendo-o contra Sónia e salientando que não se deve inferiorizar.

«Se eu não sinto, não posso forçar»

Chega o momento da decisão final na primeira cerimónia de compromisso. Nesta fase, os candidatos têm de escrever se pretendem continuar ou não com o casamento, sendo que para terminar têm os dois de estar de acordo.

Este é, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados por Sónia, que decidiu «sem dúvidas».

Perante o olhar atento dos especialistas, Sónia continua a afirmar que não se identifica com a pessoa que seleccionaram para ela.

Por outro lado, João tem uma perspectiva completamente diferente: «Atirei-me de cabeça e desde o segundo dia que tem sido uma luta. A lua-de-mel não correu bem, deixámos de comunicar e eu dei-lhe o espaço»

Sónia não tem problemas em assumir que sente uma certa «repulsa» pelo parceiro e continua bloqueada com a discussão que aconteceu no México. «As faltas de respeito foram acontecendo. Se eu não sinto, não posso forçar. Não há ninguém nesta sala mais triste do que eu por não ter funcionado, porque isto é a minha vida». 

João deixa todos de boca aberta

Na hora da revelar a decisão, João deixa todos na sala de boca aberta ao querer continuar com o matrimónio.

«Não tenho poder nenhum para obrigar ninguém a ficar nesta experiência. Mas eu quero vivê-la. Só ontem consegui ser eu e hoje venho aqui expressar-me, contra os receios. A minha decisão não é aquela que a Sónia estava a espera», justifica-se.

A companheira fica incrédula e não quer acreditar, referindo que considera esta atitude «uma falta de respeito».

Os terapeutas tentam acalmar os ânimos e insistem para que Sónia continue esta aventura. Após alguma luta, a concorrente cede. «Vamos fazer o teste mais uma semana. Para a semana conversaremos», declara.

Fotos: Xposed/Shine Iberia Portugal

Siga a Nova Gente no Instagram